Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11855
Title: Prática Investigativa: experimentando o mundo da microbiologia
Authors: Santos, Adriana de Souza
Advisor: Costa, Ivaneide Soares Alves da
Keywords: Atividade experimental;Ensino por investigação;Microbiologia;PIBID
Issue Date: 2012
Citation: SANTOS, Adriana de Souza; COSTA, Ivaneide Alves Soares da. Prática investigativa: experimentando o mundo da microbiologia. In: SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - SENACEM, 2., 2012, Mossoró. Anais... Mossoró, 2012.
Abstract: Dentro de uma imagem construtivista a experimentação apresenta características peculiares, como o uso de conhecimentos prévios, dialogo, reflexão, problematização, interdisciplinaridade, e relações ao cotidiano, apresentando-se como uma atividade de investigação, em que o aluno deve refletir, discutir, explicar e relatar, caracterizando assim uma investigação científica Este trabalho tem como objetivo promover aprendizagem significativa do conteúdo de microbiologia, considerado um conteúdo abstrato, através de atividades empíricas se utilizando do método por investigação, desmistificando a informação de que microrganismos são apenas agentes patogênicos ao focar ecologia e importância econômica de alguns desses seres, e sensibilizando quanto à importância da higienização correta dos alimentos ingeridos crus. Abordagem foi realizada no 2º ano do ensino médio em uma escola pública, conveniada ao PIBID/UFRN/Biologia. Concretizada pela aplicação de duas atividades experimentais baseadas na problematização: “Agora eu vi, realmente existem!” e “Comer, comer para poder crescer”. Os experimentos foram realizados em aulas diferentes e caracterizam-se em sensibilização da higienização de alimentos consumidos crus, e análise da função e importância econômica de alguns microrganismos. A exposição do estudante a um problema em que ele pode vivenciar no se dia-a-dia o encoraja a envolver-se no seu próprio processo de aprendizagem, além de orientá-lo a aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas, desenvolvendo desta forma habilidades especificas que possibilitem a continuidade de sua educação. Concluímos então que utilização de atividades experimentais realizadas pelo método de investigação gera aprendizagem de procedimentos e atitudes, além da aprendizagem de conceitos/conteúdos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/11855
ISSN: 9788576210481
Appears in Collections:CB - DMP - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GD16_trabalhocompleto_adrianasantos_ivaneidecosta (2).pdf540,39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons