Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11866
Título: | Concepções de licenciandas em pedagogia sobre o ensino de ciências nos ciclos I e II da educação básica |
Autor(es): | Santos, Adriana de Souza Costa, Ivaneide Alves Soares da |
Palavras-chave: | Concepções alternativas;Ensino de ciências;Pedagogia;Conteúdos conceituais |
Data do documento: | 2013 |
Editor: | III Seminário Nacional do Ensino Mádio & III Simpósio de Pós-graduação em Educação da UERN |
Referência: | Santos, Adriana de Souza ; COSTA, Ivaneide Alves Soares de. Concepções de licenciandas em pedagogia sobre o ensino de ciências nos ciclos I e II a educação básica. In: SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, 3. ; SIMPÓSIO DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UERN, 3. 2013, Mossoró. Anais... Mossoró: UERN, 2013. v. 1 , n. 8. ISSN 2318-4175. |
Abstract: | O conteúdo de ciências no Ensino Fundamental dos ciclos I e II é ministrado por um professor polivalente com formação em Pedagogia. Sua formação deve possibilitar uma visão global do fenômeno educativo, o que implica a construção de conhecimentos múltiplos e contextualizados, porém com pouco aprofundamento. Este trabalho objetiva identificar as opiniões e dificuldades de licenciandos de Pedagogia a respeito dos conteúdos de Ciências nos dois primeiros ciclos do Ensino Fundamental, mediado por dois questionamentos: Com relação aos conteúdos de ciências ministrados no I e II ciclos, você os considera fácil ou difícil? Sendo solicitado que justificasse sua resposta; De acordo com seus conhecimentos sobre ciências, cite as principais dificuldades que você teria (tem/teve) em ensinar ciências nos ciclos I e II. Participaram do estudo 29 licenciandas da turma de Ensino das Ciências Naturais II do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com relação ao questionamento referente à consideração dos conteúdos de ciências, 52% das licenciandas consideraram fácil, 31% difícil e 17% não responderam a questão. Foram identificadas três categorias de respostas: processo de elaboração do planejamento (20,5% fácil e 20,5% difícil), nível de conhecimento dos alunos (7% fácil e 0% difícil) e natureza dos conteúdos abordados (14% fácil e 10,5% difícil). Foram classificadas três categorias distintas em relação às dificuldades em ensinar ciências: natureza dos conteúdos abordados (50%), aspectos metodológicos (25%), e conhecimento básico (25%). A análise dos resultados revelou que a principal dificuldade das licenciandas em Pedagogia quanto à aplicabilidade do ensino de ciências nos primeiros ciclos do Ensino Fundamental esta diretamente relacionada à falta de conhecimento básico destes conteúdos, que somente foram estudados por elas no Ensino Básico, indicando a necessidade de incorporação de abordagens de conteúdos de ciências no currículo do curso de Pedagogia. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/11866 |
ISSN: | 2318-4175 |
Aparece nas coleções: | CB - DMP - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SenacemGD10 - CONCEPCOES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA SOBRE O ENSINO DE CIENCIAS NOS CICLO I E II DA EDUCACAO BASICA1.pdf | 460,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.