Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12084
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAñez, Miguel Eduardo Morenopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Fernando Porfírio Soares dept_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T13:51:38Z-
dc.date.available2014-11-27pt_BR
dc.date.available2014-12-17T13:51:38Z-
dc.date.issued2014-08-11pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fernando Porfírio Soares de. A estrutura de poder tradicional no stricto sensu:: o caso do mestrado profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP. 2014. 161 f. Tese (Doutorado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12084-
dc.description.abstractThis study approaches bureaucratic organizational structures with the aim to understand the adherence procedure to virtual technologies in the stricto sensu educational administrative process. Thus, the author navigates through the formation of these organizations in Brazil with the intent to demonstrate the bureaucratic organizational culture and the consequent form of domination of those who detain power. In this epistemological construction, the author explores the culture s bureaucratic environment and the organizational power. In the analyses, it was observed the technological phenomenon in the ODL s administrative environment, which can explain the adherence procedure to structures and technological instruments for stricto sensu courses that, hypothetically, dilutes the traditional inherited organizational axiom. Therefore, it was utilized as object of study the Professional Master s degree in National Scale Public Administration PROFIAP, hence analyzing the documental content and the legislation related to institutionalization as well as the positioning of professors/coordinators and of the director of CAPES/MEC. Considering this axioms, it was concluded that the bureaucratic structures can admit ODL in the stricto sensu s environment. However, this can only be done as long as the adherence does not imply in a dilution of the traditional forms of power and institutional bureaucratic inherited dominance, as well as the alleged hegemony of the governmental structure in the educational administration adopted in person by the stricto sensu courses in Brazileng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPoder. Cultural. Administração da educação. EAD e adesão tecnológica.por
dc.subjectPower. Cultural. Educational Administration. ODL and technological adherenceeng
dc.titleA estrutura de poder tradicional no stricto sensu: o caso do mestrado profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAPpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5520433082870690por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5por
dc.contributor.referees1Sousa, Washington José dept_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2387611219688981por
dc.contributor.referees2Fernandes, Antonio Sergio Araujopt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6801465547614647por
dc.contributor.referees3Vasconcelos, Isabella Francisca Freitas Gouveia dept_BR
dc.contributor.referees3IDpor
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9754410711541612por
dc.contributor.referees4Klering, Luis Roquept_BR
dc.contributor.referees4IDpor
dc.contributor.referees4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0605107235435269por
dc.description.resumoO estudo aborda as estruturas organizacionais burocráticas, a fim de compreender a forma da adesão às tecnologias virtuais no processo administrativo-educacional para o stricto sensu. Para tanto, o autor navega na formação das organizações no Brasil, visando demostrar a cultura organizacional burocrática e a consequente forma de domínio daqueles que detêm o poder. Nessa construção epistemológica, o autor explora o ambiente burocrático da cultura e poder organizacional. Para tal análise, observa-se o fenômeno da tecnologia no ambiente administrativo da EAD, o qual pode explicar a forma da adesão às estruturas e instrumentos tecnológicos para o stricto sensu, que, em tese, dilui o axioma organizacional tradicional herdado. Portanto, foi utilizado, enquanto objeto de estudo, o caso do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional PROFIAP, analisando o conteúdo documental e da legislação relacionada à institucionalização e o posicionamento de professores/coordenadores e diretor da CAPES/MEC. Concluiu-se, sob tais axiomas, que as estruturas burocráticas podem admitir, sim, a EAD no ambiente do stricto sensu. Isso desde que a adesão não conote diluir as formas tradicionais de poder e domínio burocrático institucional herdado, assim como a suposta hegemonia da estrutura de governança da administração na educação adotada presencialmente pelo stricto sensu no Brasilpor
dc.publisher.departmentPolíticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
Aparece nas coleções:PPGA - Doutorado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstruturaPoderTradicional_Oliveira_2014.pdf2,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.