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dc.contributor.advisorLopes, Fernando Diaspt_BR
dc.contributor.authorTimesi Segundo, Semio Pessoapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T13:53:13Z-
dc.date.available2008-02-07pt_BR
dc.date.available2014-12-17T13:53:13Z-
dc.date.issued2007-09-28pt_BR
dc.identifier.citationTIMESI SEGUNDO, Semio Pessoa. Empreendedorismo e Cultura: um estudo sobre empreendedores estrangeiros no RN. 2007. 77 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12087-
dc.description.abstractThis present study analyses the relationship between national culture and entrepreneurship, in order to contribute in understanding the impact and the influence of Brazilian culture under the business practices of foreign entrepreneur on the tourism area of Rio Grande do Norte state. Researchers in entrepreneurship field, such as Schumpeter (2005), Weber (2006), McClelland (1972), Murphy, Liao, Welsch (2006), Peyrefitte (1999), Blanchflower (1988), Filion (2000), among others, and in the national culture, high-lighting Caldas and Woods (1999), Hofstede (1997) and Barros and Prates (1996), are put together to create a starting point to this present research, that reaches out for a differential approach, in order to create a correlation between Brazilian culture and the foreign entrepreneur, who chose Rio Grande do Norte state to live and invest. It was observed that in the case of the Switzerland entrepreneur, where the cultural difference is more strong, either in Hofstede's perspective than in Brazilian s authors, the management practices are more negatively affected. The rationalization adopted by the entrepreneur and the employee s logic are in battle in a day-to-day operation of the company. In the case of the Argentinean entrepreneur, the cultural difference exists, but it does not impact as much, because of her personal characteristics and the similarities of Latin culture than surfaces the differences. Finally, this study showed the necessity of analyzing the enterprising regarding the cultural issue, in a way to highlight the different rationalities in different atmospheres where it is practiced the enterpriseeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectCultural nacionalpor
dc.subjectPráticas de Gestãopor
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectNational Cultureeng
dc.subjectBusiness Practiceseng
dc.titleEmpreendedorismo e Cultura: um estudo sobre empreendedores estrangeiros no RNpor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7por
dc.contributor.referees1Baldi, Marianapt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799698J2por
dc.description.resumoO presente estudo analisa a relação entre cultura nacional e empreendedorismo, contribuindo para entender o impacto e a influência da cultura brasileira sobre as práticas de negócio e de gestão dos empreendedores estrangeiros no setor de turismo do estado do Rio Grande do Norte. Pesquisas no campo do empreendedorismo, com autores como Schumpeter (2005), Weber (2006), McClelland (1972), Murphy, Liao, Welsch (2006), Peyrefitte (1999), Blanchflower (1988), Filion (2000), entre outros, e no campo da cultura nacional, com destaque aos trabalhos de Caldas e Woods (1999), Hofstede (1997) e Barros e Prates (1996), somam-se para criar o ponto de partida para a presente pesquisa, que busca uma abordagem diferenciada, posto criar uma correlação entre cultura brasileira e o empreendedor estrangeiro radicado no RN. Observou-se que no caso do empreendedor suíço, onde a diferença cultural é mais significativa, tanto na perspectiva de Hofstede quanto dos autores brasileiros, as práticas de gestão são mais afetadas negativamente. As racionalidades adotadas pelo gestor e a lógica adotada pelos empregados entra em choque no cotidiano da organização. No caso da empreendedora argentina, a diferença, ainda que exista, não produz tanto impacto uma vez que as características pessoais da empreendedora e o compartilhamento de traços culturais latinos superam as diferenças. Finalmente, o estudo evidenciou a necessidade de analisar o empreendedorismo à luz das dimensões culturais de forma a evidenciar diferentes racionalidades possíveis nos diferentes espaços sociais onde se dá a prática de empreenderpor
dc.publisher.departmentPolíticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
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