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Título: Modelo de decisão multicritério para seleções interciclo das universidades novas: estudo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Autor(es): Aires, Renan Felinto de Farias
Orientador: Araújo, Afrânio Galdino de
Palavras-chave: Universidade nova. Processo de bolonha. Mobilidade. Apoio multicritério à decisão;New university. Bologna process. Mobility. Multicriteria Decision support
Data do documento: 14-Jan-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: AIRES, Renan Felinto de Farias. Modelo de decisão multicritério para seleções interciclo das universidades novas: estudo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2014. 82 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: As discussões em que se desenvolvem as propostas de reforma universitária no Brasil compreendem, dentre outros aspectos, a concepção da universidade intitulada de Universidade Nova , cuja origem estrutural advém do projeto de lei da reforma da educação superior e dos fundamentos da unificação da educação superior europeia (processo de Bolonha). Em seu cerne, o processo de Bolonha impôs uma série de transformações, dentre as quais, a promoção da mobilidade, como estímulo à cooperação interinstitucional no intuito de permitir uma melhor e maior qualificação dos alunos. Apesar disso, o que se percebe é que este ponto é um dos principais aspectos deficientes apresentados pelas instituições brasileiras que adotaram esse modelo de ensino superior. Um exemplo disto é o Bacharelado em Ciências e Tecnologia - BC&T da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, em que existem problemas tanto de ordem interna, representada pelo problema de reaproveitamento de disciplinas, como de ordem externa, para os casos de transferências interinstitucionais. Por conta disto, e sabendo-se que este é um típico problema em que estão envolvidos múltiplos critérios, o objetivo deste estudo é propor um modelo multicritério para a seleção interciclo do BC&T da UFRN, que contemple a questão da mobilidade. Para tanto, este estudo, de caráter exploratório e delineado como estudo de caso, utilizou, como ferramentas de coleta de dados, as pesquisas bibliográfica e documental, além de entrevistas semiestruturadas. Para a elaboração do modelo, foram utilizadas as cinco fases mais comumente presentes nas modelagens dos problemas de pesquisa operacional em uma amostra de 91 discentes do BC&T. Como resultados, obteve-se um modelo que contempla a questão da mobilidade interna e externa da escola e que, além disso, também se mostrou mais robusto e justo do que o modelo atual do BC&T e também do que é utilizado nas demais graduações da UFRN, levando em consideração as expectativas de resultados dos decisores
Abstract: The discussions wherein develop proposals for university reform in Brazil include, among other things, the conception of the university titled "New University", whose structural origin comes from the bill of higher education reform and unification of the foundations of education European upper (Bologna process). At its core, the Bologna process has imposed a series of transformations, among which, the promotion of mobility, as a stimulus to interinstitutional cooperation to enable an better and bigger qualification of the students. Nevertheless, what we see is that this point is one of the main points made flawed by Brazilian institutions that have adopted this model of higher education. An example is the Bachelor of Science and Technology - BC&T, Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN, where there are problems of the internal order, represented by the problem of the reusing of the disciplines, such also of external order, in cases of transfers interinstitutional. Because of this, and knowing that this is a typical problem in which multiple criteria are involved, the aim of this study is to propose a multicriteria model for selection of interciclo of the BC&T of the UFRN which addresses the issue of mobility. For this, this study was of exploratory and study case nature, use as tools of data collection, the bibliographic and documentary research, as well as semi-structured interviews. For the elaboration of the model, were used the five phases most commonly used in the modeling of problems in operational research in a sample of 91 students of BC&T. As a result, we obtained a model that addresses the issue of internal and external mobility of the school and that, moreover, was also more robust and fair than the current model of BC&T and also what is used in other courses of the UFRN, taking into consideration the expected results by the decision makers
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12232
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