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dc.contributor.advisorAraújo, Afrânio Galdino dept_BR
dc.contributor.authorAssunção, Marcus Vinicius Dantas dept_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T13:53:38Z-
dc.date.available2014-02-24pt_BR
dc.date.available2014-12-17T13:53:38Z-
dc.date.issued2013-12-12pt_BR
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, Marcus Vinicius Dantas de. The infuence of Family background in the access to Federal Technical Education in Brazil. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12235-
dc.description.abstractThis paper comprises an investigation on the influence of the variable family backgrounds (father school level, mother school level and family income) over the pupil s performance in admissions examination (entrance test or PROITEC) at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). From that point of view, the main goal of this research is to analyze the influence of the family background as a determiner of the pupil´s performance in the access to Technical and Professional education at IFRN. Secondary data were used from two databases (entrance test and PROITEC) adding up to 19.226 observations to the vacancies offered in the year of 2013. Aiming at achieving the proposed goal, a conceptual model composed of three hypothesis was developed. The results were presented in four stages: stage I presentation of the descriptive statistical results of the two databases; stage II separation of the campi in clusters; stage III analysis of multiple regressions; stage IV analysis of the logistics regressions. Two statistical tests were used to validate the hypothesis: T-test and Wald test. Hypothesis 1 and 2 were confirmed and H3 was refused. The results presented favorable causal connections to the family income and the father school level variables (with bigger effect for fathers with a higher education degree). The mother school level variable did not provide statistical significance for this research. Based on this result, after this work, this institution is to develop a strategic plan to assist in the success rate of students preparing diagnoses in order to diminish the effects of the variables that impacted negativelyeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBackground familiar. Educação. Ensino técnico. Processos seletivospor
dc.subjectFamily background. Education. Technical education. Admissions examinationeng
dc.titleDesempenho e background familiar: um estudo no acesso a uma instituição de ensino técnico federal no Brasilpor
dc.title.alternativeThe infuence of Family background in the access to Federal Technical Education in Brazileng
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8053565362025903por
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9062687501625890por
dc.contributor.advisor-co1Almeida, Mariana Rodrigues dept_BR
dc.contributor.advisor-co1IDCPF:03411971495por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7356242205950550por
dc.contributor.referees1Ferreira, Lucianopt_BR
dc.contributor.referees2Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silvapt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9540733920831213por
dc.description.resumoEste trabalho compreende uma investigação acerca da influência que as variáveis de background familiar (escolaridade do pai, escolaridade da mãe e renda familiar) exercem sobre o desempenho de um estudante, candidato às vagas dos processos de seleção (Exame de seleção e PROITEC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Nessa perspectiva, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar a influência do background familiar, como determinante de desempenho do aluno, no acesso ao Ensino Técnico Profissional do IFRN. Utilizaram-se dados secundários correspondentes a dois bancos de dados (Exame de seleção e PROITEC) perfazendo um total de 19.226 observações referente às vagas ofertadas no ano de 2013. Buscando alcançar o objetivo proposto, formulou-se um modelo conceitual composto por três hipóteses. Os resultados foram apresentados em quatro etapas: etapa I apresentação dos resultados das estatísticas descritivas referentes aos dois bancos de dados; etapa II separação dos campi em clusters; etapa III análise das regressões múltiplas; e, etapa IV análise das regressões logísticas. Utilizaram-se dois testes estatísticos para validação das hipóteses: teste T e teste de Wald. As hipóteses 1 e 2 foram confirmadas e, a H3, refutada. Os resultados apresentaram uma causalidade positiva das variáveis renda familiar e escolaridade do pai (com maior efeito para os pais com ensino superior completo). Já a variável escolaridade mãe não obteve significância estatística para este estudo. Com base nesse resultado, após esse trabalho, essa instituição tem como elaborar um planejamento estratégico para auxiliar na taxa de sucesso dos alunos elaborando diagnósticos a fim de diminuir os efeitos das variáveis que impactaram de maneira negativapor
dc.publisher.departmentPolíticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
Appears in Collections:PPGA - Mestrado em Administração

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