Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12452
Título: Crenças e quebranças de um corpo que dança: poéticas do benzimento na criação cênica
Autor(es): Rodrigues, Bianca Bazzo
Orientador: Porpino, Karenine de Oliveira
Palavras-chave: Criação artística. Benzedeiras/benzedores. Saber popular. Dança;Artistic creation. Benzedeiras/ benzedores. Popular culture. Dance
Data do documento: 25-Fev-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: RODRIGUES, Bianca Bazzo. Crenças e quebranças de um corpo que dança: poéticas do benzimento na criação cênica. 2013. 138 f. Dissertação (Mestrado em LINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como foco discutir o processo artístico de uma artista-pesquisadora que parte da pesquisa de campo realizada com benzedeiras e benzedores do estado do Rio Grande do Norte. O objetivo é investigar o universo cultural popular da benzeção como elemento propulsor de poéticas para o fazer artístico em dança. Para discutir as diferentes etapas da pesquisa e as relações que se estabelecem entre a artista-pesquisadora, as benzedeiras e benzedores e a criação/composição cênica, toma-se como referência a relação triangular criada pelo antropólogo Claude Lévi-Strauss, em sua discussão sobre a eficácia simbólica dos rituais de cura, adaptada ao contexto da benzeção. Para o diálogo entre a tradição, os saberes populares, os saberes científicos e artísticos aborda-se como referencial de análise o modelo epistemológico do tipo rizoma proposto por Deleuze e Guatarri, entendendo-o como um modelo que procura formar uma rede de relações nos diferentes caminhos da pesquisa, ao estabelecer conexões entre os elementos sem centrá-los ou subordiná-los. No universo da benzeção, benzedeiras e benzedores carregam um poder simbólico que emitido em orações sussurradas, em gestos peculiares que formam cruzes no espaço, curam aqueles que procuram suas rezas e benzimentos. Nessa pesquisa, da mistura do saber popular, do saber artístico e acadêmico, nasce um trabalho artístico no contexto das Artes Cênicas, mais especificamente da dança, e entre ramos, santos, velas e conversas possibilitou outros olhares poéticos para nossa cultura popular, (re)afirmando seus valores culturais e humanos através da arte
Abstract: This work is a discussion of the artistic process of an artist-researcher made from field research with benzedeiras and benzedores the state of Rio Grande do Norte. This is an investigation on the cultural universe of the popular benzeção as poetic element to the artistic dance. To discuss the different stages of the research and the relationships between the artist-researcher, the benzedeiras/benzedores and the creation/composition scenic, the work takes as reference the triangular relationship created by anthropologist Claude Lévi-Strauss, in his discussion on the effectiveness of symbols of healing, adapted to the context of benzeção . For dialogue between tradition, popular knowledge, scientific and artistic knowledge this work approaches as analytical reference the epistemological model of the type rhizome proposed by Deleuze and Guattari, understanding it as a model that seeks to form a network of relations in different paths of research, to establish connections between elements without target them or subordinating them. In the universe of benzeção , benzedeiras and benzedores carry a symbolic power that issued in whispered prayers, in peculiar gestures that form crosses in space, heal those who seek your prayers and blessing. In this research, the mixture of popular knowledge, artistic and academic knowledge, born an artistic work in the context of Performing Arts, more specifically dance, and between branches, saints, candles and conversations the work allowed other looks poetic for our popular culture, (re)asserting their cultural and human values through the art
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12452
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CrencasQuebrancasCorpo_Rodrigues_2013.pdf3,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.