Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12467
Title: Caldo do caldo: memória do espetáculo de dança paraibano caldo da cana
Authors: Amorim, Rafaella Lira
Advisor: Salles, Nara Graça
Keywords: Dança. História da dança. Memória. Processos de criação;Dance. Dance history. Memory. Creative process
Issue Date: 22-May-2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: AMORIM, Rafaella Lira. Caldo do caldo: memória do espetáculo de dança paraibano caldo da cana. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em LINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: Esta pesquisa investigou o espetáculo de dança Caldo da Cana que estreou em João Pessoa-PB, em setembro de 1984. Problematiza de modo teórico-prático o fazer história da dança, investigando essa possibilidade através da própria dança. Surge a partir da constatação de que a dança possui especificidades que não podem ser negligenciadas pelo relato histórico. Neste sentido iniciou-se o levantamento de um referencial teórico que dialoga com as questões apontadas e se desdobra por meio de uma pesquisa de campo, que incluiu coletar testemunhos de pessoas que participaram do espetáculo; uma pesquisa documental, reunindo vestígios materiais e finalmente é composta de uma parte prática que transpõe o conhecimento histórico elaborado para o corpo, através de um processo criativo, tendo como resultado, para este momento, a construção de um duo de dança
Abstract: This research investigated the dance piece Caldo da Cana which premiered in João Pessoa-PB, in September 1984. It problematizes theoretical and practical way to make dance history, investigating this possibility through the dance itself. Arises from the fact that the dance has specific characteristics that can not be neglected by the historical account. In this sense, it was initiated by the raising of a theoretical framework that speaks to the indicated issues and unfolds through a field study, which included collecting testimonies from people who participated in the show, documentary research, gathering material traces and finally consists a practical part by transposing elaborated historical knowledge into the body through a creative process, resulting on this moment, in the construction of a duo dance
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12467
Appears in Collections:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaldoCaldoMemória_Amorim_2014.pdf5,32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.