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Título: Caracterização batimétrica e fisicooceanográfica do canal de acesso ao porto de Cabedelo/PB: uma análise ambiental ao derrame de óleo
Autor(es): Frazão, Luciana de Sousa
Orientador: Amaro, Venerando Eustáquio
Palavras-chave: Porto de cabedelo;Estuário;Batimetria;Vazamento de óleo;Port of cabedelo;Estuary;Bathymetry;Oil spill
Data do documento: 30-Jun-2011
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FRAZÃO, Luciana de Sousa. Caracterização batimétrica e fisicooceanográfica do canal de acesso ao porto de Cabedelo/PB: uma análise ambiental ao derrame de óleo. 2011. 114 f. Dissertação (Mestrado em Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Resumo: O Estado da Paraíba é um dos estados mais dinâmicos do Brasil, estrategicamente localizado na região nordeste, se destaca pelo excelente potencial para integração dos diversos modais de transporte formado com os Estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas e por abrigar o Porto de Cabedelo. A dinâmica que ocorre com a atividade portuária provoca mudanças no espaço onde ele é instalado. E os elementos que compõem esse espaço passam então a sofrer sempre mais influências diretas ou indiretas à medida que o fluxo no porto é ampliado. Logo, essa região tornou-se passível ao derramamento acidental de óleo, por apresentar um intenso tráfego de navios de diversos portes que podem encalhar ou colidir ocasionando eventos acidentais com óleo. O estudo das composições geomorfológicas e sedimentológicas do fundo oceânico tornam-se importantes à medida que se conhece mais a respeito de relações entre estes parâmetros e a fauna associada, sendo possível identificar seus habitats preferenciais. O banco de dados de fundo, acusticamente coletados ao longo da área do estudo proposto, constitui um grande acervo de informações, que foram devidamente analisadas, catalogadas e disponibilizadas. Tais informações podem servir como uma importante ferramenta, proporcionando um levantamento geomorfológico da área estudada, e vir a subsidiar, de forma ágil, futuras tomadas de decisão. Tendo como área de estudo Porto de Cabedelo, Paraíba - Brasil, esta pesquisa objetivou avaliar a influência das correntes de marés superficiais e de fundo na modelagem do leito marinho, incluindo a aquisição de informações sobre a localização de corpos rochosos submersos e a profundidade desses corpos que podem vir a se tornar armadilhas naturais para o aprisionamento de óleo em casos de vazamentos, além de obter a relação entre tipos de leito e as condições hidrodinâmicas atuais na região. Nesse contexto, para este trabalho, foram coletados dados batimétricos (profundidade) e físico-oceanográficos (altura de coluna d água, temperatura da água, intensidade e direção das correntes, ondas e turbidez), meteorológicos (precipitação pluviométrica, temperatura do ar, umidade do ar, ventos e pressão barométrica) do canal de acesso ao Porto de Cabedelo/PB e sua bacia de evolução (local onde os navios atracam), incluindo ainda ferramentas do Sensoriamento Remoto (imagens Landsat 7 ETM+, 2001), para que as imagens e os resultados obtidos sejam integrados em Sistemas de Informação Geográfica e utilizados na elaboração de medidas que visem à proteção ambiental de áreas sob influência de instalações desse porte, servindo como subsídio para elaboração de um plano de contingência em casos de derrames de óleo na região. Como principais resultados destacam-se as técnicas de aquisição de dados hidroacústicos utilizando em conjunto levantamentos batimétricos de alta e baixa frequência. A partir disso, foram elaboradas cinco cartas batimétricas no padrão da Diretoria de Hidrografia e Navegação - DHN, apresentando a profundidade em metros, na escala de 1:2.500 (Bacia de Evolução e Canal de Acesso ao Porto de Cabedelo), onde observa-se em grande extensão possíveis arenitos praiais que dificultam a movimentação das embarcações na área do porto, podendo provocar colisões, encalhe e vazamentos de óleo. A partir do digrama de dispersão dos vetores de correntes, pode-se observar como a corrente de maré sofre uma canalização e com sentido bidirecional provocado pelo efeito da maré (vazante e enchente) na bacia de evolução do Porto de Cabedelo, no sentido NW-SE e que a maior velocidade das correntes ocorre na baixa-mar. A caracterização meteorológica referente ao período de 28/02 a 04/07/2010 apresentou valores dentro das médias esperadas para a região de estudo. A integração de produtos multidados (mapas digitais e imagens de sensores remotos), mostrou-se eficiente para a caracterização geomorfológica submersa da área estudada, alcançando o intuito de discriminar e realçar estruturas submersas, antes não perceptíveis nas imagens
Abstract: The State of Paraíba is one of the most dynamic states of Brazil, strategically located in the northeast, is notable for the excellent potential for integration of different transportation modes forming the states of Rio Grande do Norte, Pernambuco and Alagoas. The dynamic that occurs with port activity causes changes in the space where it is installed. And the elements of this space are always more than suffering direct or indirect influences as the flow in the port is expanded. Therefore, this region became subject to the accidental spillage of oil, because it presents a heavy traffic of ships of various sizes that can run aground or collide with oil causing accidental events. The study of geomorphological and sedimentological compositions of seafloor becomes important as more is known about the relationships between these parameters and associated fauna, and can identify their preferred habitats. The database background, acoustically collected along the proposed study area, is a wealth of information, which were duly examined, cataloged and made available. Such information can serve as an important tool, providing a geomorphological survey of the sedimentary area studied, and come to subsidize, in a flexible, future decision making. With the study area Port of Cabedelo, Paraíba - Brazil, this research aimed to evaluate the influence of the tidal surface and background in modeling the seabed, including the acquisition of information about the location of submerged rocky bodies and the depth of these bodies may turn out to be natural traps for the trapping of oil in case of leaks, and obtain the relationship between types of bed and the hydrodynamic conditions present in the region. In this context, for this study were collected bathymetric data (depth) and physical oceanographic (height of water column, water temperature, intensity and direction of currents, waves and turbidity), meteorological (rainfall, air temperature, humidity, winds and barometric pressure) of the access channel to the Port of Cabedelo / PB and its basin evolution (where the cruise ships dock), and includes tools of remote sensing (Landsat 7 ETM +, 2001), so that images and the results are integrated into Geographic Information Systems and used in the elaboration of measures aimed at environmental protection areas under the influence of this scale facilities, serving as a grant to prepare a contingency plan in case of oil spills in the region. The main findings highlight the techniques of using hydroacoustic data acquisition together bathymetric surveys of high and low frequency. From there, five were prepared in bathymetric pattern of Directorate of Hydrography and Navigation - DHN, with the depth in meters, on a scale of 1:2500 (Channel and Basin Evolution of Access to Port of Cabedelo), where there is a large extent possible beachrocks that hinder the movement of vessels in the port area, which can cause collisions, running aground and leaking oil. From the scatter diagram of the vectors of currents, it can be seen as the tidal stream and undergoes a channeling effect caused by the bidirectional effect of the tide (ebb and flood) in the basin of the Port of Cabedelo evolution in NW-direction SE and the highest speed of the currents occurs at low tide. The characterization weather for the period from 28/02 to 04/07/2010 values was within the expected average for the region of study. The multidisciplinary integration of products (digital maps and remote sensing images), proved to be efficient for the characterization of underwater geomorphological study area, reaching the aim to discriminate and enhance submerged structures, previously not visible in the images
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12946
Aparece nas coleções:PPGCEP - Mestrado em Ciência e Engenharia do Petróleo

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