Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/13501
Título: Preparação e caracterização de complexos multicomponentes contendo ciclodextrinas com metotrexato
Autor(es): Barbosa, Jahamunna Abrantes Andrade
Orientador: Silva Júnior, Arnóbio Antônio
Palavras-chave: Metotrexato. Ciclodextrinas. Complexos de inclusão. Solubilidade. Complexos ternários. Dispersão solida
Data do documento: 24-Fev-2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BARBOSA, Jahamunna Abrantes Andrade. Preparação e caracterização de complexos multicomponentes contendo ciclodextrinas com metotrexato. 2012. 106 f. Dissertação (Mestrado em Bioanálises e Medicamentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: O metotrexato (MTX) é um fármaco amplamente utilizado no tratamento da psoríase, mas o seu uso sistêmico ocasiona efeitos adversos. A administração cutânea do fármaco proporciona o aumento de sua biodisponibilidade na região da pele lesada. Para isso, é fundamental que o fármaco apresente boa solubilidade na forma não ionizada para garantir a permeação cutânea. O presente estudo teve como objetivo a obtenção de complexos de inclusão do MTX com a betaciclodextrina (-CD) e a associação com compostos hidrofílicos como a trietanolamina (TEA) e os polímeros polietilenoglicóis (PEG 1500, 4000 e 10000; Polaxamer 407,hidroxipropilmetilcelulose (HPMC), polivinilpirrolidona (PVP) e álcool polivinílico (PVA) para a obtenção de complexos ternários. Os estudos de solubilidade foram realizados utilizando os diagramas de solubilidade de fases. A associação da B-CD levou a formação de complexos do tipo linear com estequiometria 1:1M, com uma constante de associação de Kc= 1179,8 M-1 e o aumento na solubilidade aquosa foi de cerca de 15 vezes. Dentre os complexos multicomponentes, os melhores resultados foram obtidos com o uso da TEA e PVP. Os complexos em fase sólida foram obtidos por liofilização. A caracterização físico química inclui a microscopia eletrônica de varredura (MEV), difração de raios-X (DRX), infravermelho (IV), calorimetria exploratória diferencial (DSC), Termogavimetria (TG) análise quantitativa do fármaco e os ensaios de dissolução. Os resultados experimentais sugeriram a formação de complexos de inclusão nos quais o fármaco está disperso na forma amorfa. Os ensaios de dissolução comprovaram que tanto o complexo binário -CD:MTX quantos os complexos ternários contendo os polímeros hidrofílicos e a TEA levaram ao considerável aumento da velocidade de dissolução
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13501
Aparece nas coleções:PPGCF - Mestrado em Ciências Farmacêuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PreparacaoCaracterizacaoComplexos_Barbosa_2012.pdf3,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.