Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/13543
Título: Proteja e proteje sua carreira: revista você S/A e o mercado de discursos administrativos
Autor(es): Menezes, Daniel Gonçalves de
Palavras-chave: Discursos Administrativos;Imprensa de Negócios;Revista Você S/A;Sociologia econômica;Neo-institucionalismo;Administrative discourses;Business Press;S/A magazine;Economic sociology;Neo Institutionalism
Data do documento: 25-Jul-2008
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MENEZES, Daniel Gonçalves de. Proteja e proteje sua carreira: revista você S/A e o mercado de discursos administrativos. 2008. 79 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar o papel desempenhado pela Revista Você S/A no mercado de discursos administrativos. A idéia é investigar quais são as nuances constitutivas desse mercado, apresentando sua lógica de funcionamento e o percurso histórico que promoveu a sua estruturação, tal como se conhece contemporaneamente. Além disso, deve-se pensar como os agentes que constituem esse mercado atuam e legitimam suas práticas. A compreensão de todo esse contexto permitirá explicar qual o papel desempenhado pela Revista Você S/A nesse mercado e como ela se relaciona com os demais agentes constitutivos do campo. O trabalho se justifica por trazer luz a um fenômeno tão negligenciado pela academia, que é a imprensa de negócios e a disseminação desempenhada por ela dos estoques sociais de conhecimento provindos dos novos discursos administrativos. A metodologia empregada foi a de análise de conteúdo sobre as matérias publicadas pela revista, sendo precedida pela construção histórica da estruturação do mercado investigado. A pesquisa levou aos seguintes resultados: a imprensa de negócios, em geral, e a Revista Você S/A, em particular, se apresentam como mais uma ferramenta para que os leitores aumentem o estoque social de conhecimentos, para se inserir nas organizações contemporâneas. Legitima-se, também, como uma arena pública na qual os interessados na difusão de determinados pacotes gerenciais possam difundir tais práticas e ganhar capital econômico com elas
Abstract: The present work aims at investigating the role of Você S/A magazine within the área of administrative discourses. The idea is to investigate the constituting variances in such market, presenting its working logics and its historical pathway that promoted its structure as we nowadays know. Furthermore, thought must be put into considering how the constituting agents of this market legitimize such practice. The understanding of this whole context will allow the explanation of the role of Você S/A magazine in this market and how the magazine is related to other area agents. The work is justified by casting light over a phenomena much neglected by the academy, which is the business press and the dissemination of social stock of knowledge developed from the new administrative discourses. The methodology used was the content analysis on published articles by the magazine, being preceded by the historical backtracking of the structuring of the investigated market. The research took into consideration the following results: the business press, in general, and the Você S/A in particular, presented themselves to be just one more tool for readers to increase their social stock of knowledge, as to be inserted into contemporary organizations. An enormous public arena in which the people interested in the diffusion of certain managing packages may spread such practices and earn economic capital with them
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13543
Aparece nas coleções:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProtejaProtejeCarreira_Menezes_2008.pdf453,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.