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dc.contributor.authorMacedo, Bruna Daniela Hetzel dept_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:19:51Z-
dc.date.available2010-03-02pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:19:51Z-
dc.date.issued2009-12-05pt_BR
dc.identifier.citationMACEDO, Bruna Daniela Hetzel de. A dimensão ética do cinema de Walter Salles: hospitalidade, religação e perdão. 2009. 156 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13566-
dc.description.abstractSoulignant l´importance des transformations du discours politique du cinéma brésilien actuel, cet étude entreprend une analyse de la dimension éthique du cinéma de Walter Salles. Pour cela, nous avons parti de trois films long-métrages du directeur: Terra Estrangeira, Central do Brasil et Abril Despedaçado. Les films sélectionnés constituent les trois diférents chapitres de cette mémoire de maîtrise, qui s´articulent a des diférentes dimensions de l´éthique - l´hospitalité, la réliaison, et le pardon- et se présentent em format essayistique. Au texte, ces dimensions éthiques émergent à partir des récits, surtout des expériences existencielles des protagonistes et de ses singulières rencontres avec l´altérité. Comme tel, dialoguent avec des réflétions d´auteurs comme Edgar Morin, Zigmunt Bauman, Julia Kristeva, Paul Ricoeur et Hannah Arendt. Des diférents régistres de la connaissance -artistique, scientifique, religieuse- s´articulent donc dans le travail, et dialoguent en condition d´égalité. La recherche fait usage de matériels multiples qui incluent, au-delà des films mentionnés, et de ses respectifs scripts, des références à d´autres long-métrages et documentaires du directeur, ainsi que, des makingoffs, entretiens, et interprétations de commentaristes comme Lucia Nagib, Luiz Zanin Oricchio, Ivana Bentes, Pedro Butcher e Jurandir Freire Costafra
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectHospitalidadepor
dc.subjectReligaçãopor
dc.subjectPerdãopor
dc.subjectÉthiquefra
dc.subjectHospitalitéfra
dc.subjectRéliaisonfra
dc.subjectPardonfra
dc.titleA dimensão ética do cinema de Walter Salles: hospitalidade, religação e perdãopor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9440724797366589por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0por
dc.contributor.referees1Ramos, Silvana Pirillopt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796446Z7por
dc.contributor.referees2Silva, Josimey Costa dapt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7619869688485452por
dc.description.resumoDestacando a relevância das transformações do discurso político no cinema brasileiro atual, este estudo empreende uma análise da dimensão ética do cinema de Walter Salles. Para tal, partimos de três filmes longa-metragem do diretor: Terra Estrangeira, Central do Brasil e Abril Despedaçado. Os filmes selecionados compõem os destacados capítulos da dissertação, que se apresentam em formato ensaístico, se articulando a diferentes dimensões da ética: a hospitalidade, a religação e o perdão. No texto, essas dimensões éticas emergem a partir das narrativas, sobretudo das experiências existenciais dos protagonistas e de seus singulares encontros com a alteridade, e dialogam com reflexões de autores como Edgar Morin, Zigmunt Bauman, Julia Kristeva, Paul Ricoeur e Hannah Arendt. Articulam-se assim, diferentes registros do conhecimento: artístico, científico e religioso, que dialogam em patamar de igualdade. A pesquisa faz uso de materiais múltiplos que incluem, além dos filmes mencionados e seus respectivos roteiros, a referência a outros longametragens e documentários do diretor, assim como making-offs, entrevistas, e interpretações de comentadores como Lucia Nagib, Luiz Zanin Oricchio, Ivana Bentes, Pedro Butcher e Jurandir Freire Costapor
dc.publisher.departmentDesenvolvimento Regional; Cultura e Representaçõespor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::ETICApor
Aparece nas coleções:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

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