Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/13647
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSenna, Alecrides Jahne Raquel Castelo Branco dept_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:20:05Z-
dc.date.available2012-08-28pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:20:05Z-
dc.date.issued2012-02-24pt_BR
dc.identifier.citationSENNA, Alecrides Jahne Raquel Castelo Branco de. Diálogos com o homem imaginário: pensando o uso de imagens no ensino de sociologia. 2012. 91 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13647-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de sociologiapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectComplexidadepor
dc.subjectImagem.por
dc.titleDiálogos com o homem imaginário: pensando o uso de imagens no ensino de sociologiapor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6293433127591098por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767289H0por
dc.contributor.referees1Dantas, Alexsandro Galeno Araújopt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0por
dc.contributor.referees2Rodrigues, Victor Hugo Guimarãespt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0540094614336740por
dc.description.resumoO texto aborda a questão do cinema como operador cognitivo nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Apresenta um pequeno histórico da disciplina com a finalidade de dar um panorama mínimo de compreensão do contexto em que se insere o problema a ser discutido. A concepção de educação, dentro da teoria da complexidade, tal como difundida por Edgar Morin em livros dedicados a pensar a educação é a base para a discussão. Busca-se pensar uma educação para a compreensão da diversidade sem desconsiderar a unidade do humano (sapiens demens). O cinema entra como uma mediação para essa finalidade, haja vista que sua utilização mobiliza a subjetividade amplificando as possibilidades de aprendizagem sem tanta fragmentação e reducionismo do complexo ao simples. As imagens são pensadas a partir da concepção de Gaston Bachelard, com a noção de ressonância e repercussão apresentada em ―A poética do espaço.por
dc.publisher.departmentDesenvolvimento Regional; Cultura e Representaçõespor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
Appears in Collections:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DialogosHomemImaginario_Senna_2012.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.