Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/13711
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSales, Rodrigo Vianapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:20:13Z-
dc.date.available2014-02-06pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:20:13Z-
dc.date.issued2013-04-29pt_BR
dc.identifier.citationSALES, Rodrigo Viana. Canções no ensino de sociologia: reflexões e aplicação. 2013. 124 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13711-
dc.description.abstractAs Sociology becomes a mandatory subject in the curricular componentof Brazilian high schools, we find anopportune moment to proposals and changes in the subject and in teaching, in a general aspect. It s noticed the great importance of the role that the create imagination plays in individual s formation (BACHELARD), and it s also seen that Brazilian education system has marginalized imagination to the detriment of a unifocused scientism that sterilizes creativity, playfulness and poetry in its educational process. Nevertheless, a way of thinking redefinitions to the educational horizons of Sociology as a subject and education is upheld. An educational practice that reconnects the prosaic and the poetic, using images/songs as paths/strategies of the teaching-learning process. As for that, the school structure was used where the tutor work was done to undertake experiences that made the use of songs as strategy to facilitate/stimulate the learning of the subject Sociology in high school. From thoughts and results of this experience, plus the bibliographic studies, analysis were made. The goal of this essay is to make use and stimulate the creation of poetic images from the teaching point of view, specially the Sociology subject in high school, rethinking and searching more efficient and playful ways of approaching and building educational methods from images; stimulating the development of the Thinking Reform and the Anthropoetics of the human gender (MORIN); acknowledging that imagination is an indispensable part of our integral formationeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectImaginação criadorapor
dc.subjectReligação dos saberespor
dc.subjectCanções brasileiraspor
dc.subjectEnsino de Sociologiapor
dc.subjectcreative imaginationeng
dc.subjectResconnection of kwnoledgeeng
dc.subjectBrazilian songseng
dc.subjectSociology teachingeng
dc.titleCanções no ensino de sociologia: reflexões e aplicaçãopor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5370975549933632por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7178264870931102por
dc.contributor.referees1Nóbrega, Alessandro Teixeirapt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0785180073694550por
dc.contributor.referees2Cruz, Dalcy da Silvapt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7873985618977852por
dc.contributor.referees3Lopes Júnior, Orivaldo Pimentelpt_BR
dc.contributor.referees3IDpor
dc.contributor.referees3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767289H0por
dc.description.resumoCom a obrigatoriedade da Sociologia como componente curricular do Ensino Médio no Brasil, vivemos um momento oportuno para proposições e transformações na disciplina e no ensino em geral. Percebe-se a grande importância do papel que a imaginação criadora tem na formação do sujeito (BACHELARD), e observa-se, também, que a educação brasileira vem marginalizando a imaginação em detrimento de um cientificismo unifocal que esteriliza a criatividade, a ludicidade e a poesia nos nossos processos educacionais. Contudo, destaca-se uma via para pensar redefinições dos horizontes educacionais da disciplina Sociologia e da educação. Uma prática educativa que religue o prosaico e o poético, usando imagens/canções como caminho/estratégia do ensino/aprendizagem. Para isso, fez-se uso do espaço escolar no qual se exerceu o ofício de docente, para empreender experiências que possibilitassem o uso de canções como estratégia para facilitar/estimular a aprendizagem da disciplina Sociologia no Ensino Médio. A partir das reflexões e resultados dessas experiências, somadas aos estudos bibliográficos, realizou-se análises. Objetiva-se, nesta dissertação, fazer uso e estimular a criação de imagens poéticas suscitadas por canções brasileiras, e aprofundar a perspectiva do uso das imagens sob o viés do ensino, especialmente da disciplina Sociologia no Ensino Médio, repensando e buscando formas mais eficazes e/ou mais lúdicas de abordagem e construção de métodos educativos a partir de imagens; estimulando ao desenvolvimento da Reforma do Pensamento e da Antropoética do gênero humano (MORIN); e reconhecendo que a imaginação é parte imprescindível na nossa formação integralpor
dc.publisher.departmentDesenvolvimento Regional; Cultura e Representaçõespor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.description.embargo2019-01-14-
Appears in Collections:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CançõesEnsinoSociologia_Sales_2013.pdf825,13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.