Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/13719
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAssunção, Luiz Carvalho dept_BR
dc.contributor.authorCanella, Ricardo Elias Iekerpt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:20:14Z-
dc.date.available2010-05-13pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:20:14Z-
dc.date.issued2009-11-05pt_BR
dc.identifier.citationCANELLA, Ricardo Elias Ieker. Poéticas de um saber brincar: a vez e a voz do fandango. 2009. 283 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13719-
dc.description.abstractThe present thesis aims to get to know and to analyze the elements which make up the poetical performance of the Fandango from Canguaretama confirming/corroborating an eminently theatrical model. It still highlights the producers´ history, its asset production and its insertion in community where we had contact with two other types of performances: the daily and the ritualistic. Such actions both combine and present different meanings and objectives, promoting distinct readings and experiences. Looking at these three ways of performances poetic, daily, and ritual enabled to go deeper in cultural aspects of the studied community and, thus, check over what is going on in these events, how they accord with and conceive a popular performance context. The research could substantiate the existence of a theatrical model whose performance by means of the voice and active presence of playful bodies, implied in getting to know the consolidation of a cultural patrimony which reveals us the past, but, especially, the present, its people and its placeeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFandangopor
dc.subjectPoéticapor
dc.subjectPerformancespor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectSociabilidadepor
dc.subjectFandangoeng
dc.subjectPoeticeng
dc.subjectPerformanceseng
dc.subjectTheatreeng
dc.subjectSociabilityeng
dc.titlePoéticas de um saber brincar: a vez e a voz do fandangopor
dc.typedoctoralThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4577611232730839por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6por
dc.contributor.referees1Coradini, Lisabetept_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785895Z8por
dc.contributor.referees2Alves, Teodora de Araújopt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3465675149039835por
dc.contributor.referees3Ayala, Maria Ignez Novaispt_BR
dc.contributor.referees3IDpor
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5271134174540855por
dc.description.resumoA presente tese objetiva conhecer e analisar os elementos que compõem a performance poética do Fandango de Canguaretama confirmando/ratificando um modelo eminentemente teatral. Evidencia-se, ainda, a história de seus produtores, a produção de seu bem e sua inserção em sua comunidade, onde entramos em contato com outros dois tipos de performances: a cotidiana e a ritualística. Essas ações se combinam, ao mesmo tempo em que apresentam significados e objetivos diferentes, proporcionando leituras e experiências distintas. Olhar essas três formas de performances - poética, cotidiana e ritual permitiu penetrar em aspectos da cultura da comunidade estudada e, assim, conferir o que está em jogo nesses eventos, como eles se coadunam e formam um contexto performancial popular. A pesquisa pôde confirmar a existência de um modelo teatral cujo desempenho através da voz e presença ativa de corpos brincantes, implicou em conhecer a consolidação de um patrimônio cultural que nos fala de um passado, mas, sobretudo, de um presente, da sua gente e de seu lugarpor
dc.publisher.departmentDesenvolvimento Regional; Cultura e Representaçõespor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
Aparece nas coleções:PPGCS - Doutorado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PoéticasSaberBrincar_Canella_2009.pdf6,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.