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Title: Ambiente criativo: estudo de caso na cidade de Natal/RN
Authors: Cruz, Fernando Manuel Rocha da
Keywords: Ambiente criativo. Cidade criativa. Natal/RN. Setor criativo;Creative city. Creative environment. Creative industry. Natal/RN
Issue Date: 6-Jun-2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CRUZ, Fernando Manuel Rocha da. Ambiente criativo: estudo de caso na cidade de Natal/RN. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: A cidade criativa pode ser identificada pelos seus bairros culturais, pela existência de territórios criativos ou pela dinâmica de uma classe criativa. Independentemente de classificarmos uma cidade como criativa, podemos conceber que existe um ambiente criativo responsável pelo desenvolvimento da criatividade em ambientes organizacionais, mas também na própria dinâmica urbana e participação pública. A criatividade fenômeno social é um elemento relevante e primordial, mas não é o único que contribui para o desenvolvimento do ambiente criativo. A partir da cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, procuramos identificar e caracterizar estatisticamente os principais setores criativos. Desse modo, partimos para a aplicação de entrevistas semiestruturadas nos três principais setores criativos: Pesquisa, Arquitetura e Publicidade. Para além, da proposta de um quadro-síntese de análise dos setores criativos na cidade Natal, a pesquisa permitiu propor um modelo de análise do ambiente urbano de uma cidade que tem por principais dimensões: a população, os recursos culturais, as redes e as políticas públicas
Abstract: The creative city can be identified by their cultural quarters, the existence of creative territories or the dynamics of a creative class. Whether we classify a city as creative, we can conceive that as creative environment charge of development of creativity in organizational settings, but also in urban dynamics and public participation itself. The creativity social phenomenon is an important and essential element but it is not the only contributor to the development of the creative environment. From the city of Natal, state of Rio Grande do Norte, we tried to identify and characterize statistically the main creative sectors. Thus, we set off for the application of semi-structured interviews in the three key creative sectors: Research, Architecture and Advertising. Besides, the proposal of a summary table of the analysis of the creative industries in the city of Natal, the research allowed to propose an analysis model of urban environment of a city whose main dimensions are population, cultural resources, networks and public policy
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13737
Appears in Collections:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

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