Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/13750
Title: "Eis que a semente caiu em boa terra": a avenida Cruz Cabugá no Recife-PE como campo religioso local
Other Titles: "Behold, the seed fell on good ground" Cabuga Cruz Avenue in Recife-PE as the religious site
Authors: Luiz, Ronaldo Robson
Keywords: Consumo religioso. Mercado simbólico. Neopentecostalismo;Market. Symbolic goods. Competition. Neopentecostals
Issue Date: 27-Feb-2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LUIZ, Ronaldo Robson. "Behold, the seed fell on good ground" Cabuga Cruz Avenue in Recife-PE as the religious site. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: Nesse estudo apresentamos algumas das características marcantes da atual conjuntura religiosa nacional, resultantes de uma constante relação de concorrência entre as igrejas que fazem parte do contexto brasileiro. Elegemos como ponto de partida a metáfora do mercado religioso trabalhada inicialmente por Berger (1985) Finke & Stark (1988, 1992) e Stark & Iannaccone (1994), entre outros, que visualizaram a possibilidade de trabalhar a esfera da religião enquanto uma categoria analítica semelhante a um mercado de bens simbólicos, o mercado religioso. Esse mercado é um espaço de crescente relação de concorrência pela preferência dos fiéis, o que produz transformações organizacionais nas instituições que operam nesse mercado, gerando novas demandas e estratégias para que seus objetivos sejam alcançados. Tomamos como campo de pesquisa a Avenida Cruz Cabugá no Recife-PE, por identificarmos nesse local uma possibilidade de estudá-lo enquanto campo religioso que pudesse representar bem o mercado religioso brasileiro. Para isso realizamos um recorte entre as igrejas presentes nessa avenida e trabalhamos com as neopentecostais, especificamente a Igreja Universal do Reino de Deus, a Igreja Internacional da Graça de Deus e a Igreja Mundial do Poder de Deus, por serem as de maior expressão atualmente no mercado religioso brasileiro e por serem vizinhas nessa avenida, proporcionando um espaço de possibilidades para investigarmos as estratégias de concorrência utilizadas por essas agências. Uma das ideias nas quais nos baseamos neste trabalho é a de que presenciamos, dentro do contexto brasileiro, um processo crescente de transformação da religião baseada principalmente na lógica de mercado
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13750
Appears in Collections:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EisSementeCaiu_Luiz_2014.pdf20.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.