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dc.contributor.authorLuiz, Ronaldo Robsonpt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:20:18Z-
dc.date.available2014-12-03pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:20:18Z-
dc.date.issued2014-02-27pt_BR
dc.identifier.citationLUIZ, Ronaldo Robson. "Behold, the seed fell on good ground" Cabuga Cruz Avenue in Recife-PE as the religious site. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13750-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConsumo religioso. Mercado simbólico. Neopentecostalismopor
dc.subjectMarket. Symbolic goods. Competition. Neopentecostalseng
dc.title"Eis que a semente caiu em boa terra": a avenida Cruz Cabugá no Recife-PE como campo religioso localpor
dc.title.alternative"Behold, the seed fell on good ground" Cabuga Cruz Avenue in Recife-PE as the religious siteeng
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5751731488285390por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767289H0por
dc.contributor.referees1Lopes Júnior, Edmilsonpt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4por
dc.contributor.referees2Silva, Drance Elias dapt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3743852075738987por
dc.description.resumoNesse estudo apresentamos algumas das características marcantes da atual conjuntura religiosa nacional, resultantes de uma constante relação de concorrência entre as igrejas que fazem parte do contexto brasileiro. Elegemos como ponto de partida a metáfora do mercado religioso trabalhada inicialmente por Berger (1985) Finke & Stark (1988, 1992) e Stark & Iannaccone (1994), entre outros, que visualizaram a possibilidade de trabalhar a esfera da religião enquanto uma categoria analítica semelhante a um mercado de bens simbólicos, o mercado religioso. Esse mercado é um espaço de crescente relação de concorrência pela preferência dos fiéis, o que produz transformações organizacionais nas instituições que operam nesse mercado, gerando novas demandas e estratégias para que seus objetivos sejam alcançados. Tomamos como campo de pesquisa a Avenida Cruz Cabugá no Recife-PE, por identificarmos nesse local uma possibilidade de estudá-lo enquanto campo religioso que pudesse representar bem o mercado religioso brasileiro. Para isso realizamos um recorte entre as igrejas presentes nessa avenida e trabalhamos com as neopentecostais, especificamente a Igreja Universal do Reino de Deus, a Igreja Internacional da Graça de Deus e a Igreja Mundial do Poder de Deus, por serem as de maior expressão atualmente no mercado religioso brasileiro e por serem vizinhas nessa avenida, proporcionando um espaço de possibilidades para investigarmos as estratégias de concorrência utilizadas por essas agências. Uma das ideias nas quais nos baseamos neste trabalho é a de que presenciamos, dentro do contexto brasileiro, um processo crescente de transformação da religião baseada principalmente na lógica de mercadopor
dc.publisher.departmentDesenvolvimento Regional; Cultura e Representaçõespor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
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