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dc.contributor.advisorAlmeida, Maria da Conceição Xavier dept_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Rita de Cássiapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:35:52Z-
dc.date.available2006-08-07pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:35:52Z-
dc.date.issued2006-04-17pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, Rita de Cássia. Vida, experiência, conhecimento : a reforma do sujeito cognoscente em Tsunessaburo Makiguchi. 2006. 213 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14142-
dc.description.abstractUtilizing a great part of the works by Japanese educator Tsunesaburo Makiguchi and the register of fragments of his life, this thesis affirms that knowledge emerges from peoples` experience as they go about their daily lives. Facts, events, genetic inheritance, cultural patrimony, family history, the place where one was born and lived, and psychological predispositions nurture and form a vision of the world and of life in general. In Makiguchi s case, this multi-causal constellation led him to conceive the system of the value-creating pedagogy of good, gain and beauty; discussing the importance of cognition and evaluation in the experience of the human being. His life is exemplary in demonstrating that these aspects are inter-connected and, in a recursive movement between knowledge and self-knowledge, they can generate creative systems for understanding the world and introducing, essentially, the author into the epistemological problematic of complexity. The Makiguchian system and Edgar Morin s complexity approach suggest a pragmatic, paradigmatic reform of education and a thought reformation in the direction of the complex pedagogy, and that it creates a web that connects master-disciple, subject-object, human-world, local-global and singular-universaleng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEpistemologiapor
dc.subjectCogniçãopor
dc.subjectComplexidadepor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEpistemologyeng
dc.subjectCognitioneng
dc.subjectComplexityeng
dc.titleVida, experiência, conhecimento : a reforma do sujeito cognoscente em Tsunessaburo Makiguchipor
dc.typedoctoralThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728139E6por
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4por
dc.contributor.referees1Antunes, Rita de Cássia Franco de Souzapt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794046E9por
dc.contributor.referees2Oliveira, Josineide Silveira dept_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796363D5por
dc.contributor.referees3Nóbrega, Terezinha Petrucia dapt_BR
dc.contributor.referees3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7por
dc.description.resumoAtravés de grande parte da obra e do registro dos fragmentos da vida do educador japonês, Tsunessaburo Makiguchi, a tese afirma que o conhecimento emerge da experiência de vida dos sujeitos. Fatos, acontecimentos, herança genética, patrimônio cultural, história familiar, o lugar onde se nasce e vive e as predisposições psicológicas configuraram uma visão sobre o mundo e a vida. No caso de Makiguchi, essa constelação multicausal o conduziu a conceber o sistema de criação de valores bem-benefício-beleza, discutindo a importância do par cognição-avaliação para a experiência humana. Sua vida é exemplar para demonstrar como esses aspectos estão entrelaçados e, num movimento recursivo entre conhecimento e autoconhecimento, podem gerar sistemas criativos de compreensão do mundo, introduzindo o autor na problemática essencialmente epistemológica da complexidade. O sistema makiguchiano e a abordagem complexa de Edgar Morin sugerem uma reforma pragmática e paradigmática da educação e do pensamento em direção a uma pedagogia complexa, que enlaçam e entretecem mestre-discípulo, sujeito-objeto, homem-mundo, local-global, singular-universalpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
Appears in Collections:PPGED - Doutorado em Educação

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