Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14173
Title: Dificuldades na aprendizagem dos conteúdos de Biologia: evidências a partir das Provas de Múltipla Escolha do Vestibular da UFRN (2001-2008)
Authors: Dias, Márcia Adelino da Silva
Advisor: Nunez, Isauro Beltrán
Keywords: Biologia;Dificuldade na aprendizagem;Ensino Médio;Vestibular;Biología;Dificultad en el aprendizaje;Error;Ensino Médio;Vestibular
Issue Date: 19-Mar-2008
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: DIAS, Márcia Adelino da Silva. Dificuldades na aprendizagem dos conteúdos de Biologia: evidências a partir das Provas de Múltipla Escolha do Vestibular da UFRN (2001-2008). 2008. 275 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Portuguese Abstract: Os estudos sobre as dificuldades na aprendizagem dos conteúdos de Biologia têm sido foco das diversas pesquisas que se desenvolveram a partir da década de setenta do século passado, em conseqüência ao movimento das concepções alternativas. O estudo que se apresenta, está vinculado ao Departamento de Educação da UFRN - Base de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente, como parte do projeto de pesquisa - A passagem do Ensino Médio a UFRN: estudos sobre o acesso, a permanência e a qualidade do Ensino Médio. Os objetivos deste estudo consistem em identificar os conteúdos explorados nas questões das provas de múltipla escolha do vestibular da UFRN para os quais os candidatos demonstraram dificuldade de aprendizagem; analisar se a contextualização da questão e a presença de elementos não-textuais influenciaram no aumento da dificuldade da questão e identificar os erros mais freqüentemente cometidos pelos candidatos nessas provas. A Tese se configura em duas dimensões: 1) Os conteúdos explorados nas provas do Vestibular da UFRN se distribuem uniformemente ao longo dos anos, sendo priorizados os procedimentos que exigem demandas cognitivas diversificadas na solução dos problemas; 2) os resultados observados nas provas, em relação ao baixo Índice de Aproveitamento, indicam a existência de áreas dessa disciplina nas quais há déficit de aprendizagem, também explicitando as dificuldades na aprendizagem dos conteúdos interdependentes. Os dados da pesquisa foram coletados a partir da análise das Provas de Biologia e dos Relatórios do Processo Seletivo Vestibular fornecidos pela COMPERVE/UFRN, dos últimos oito anos (2001-2008). No sentido de atingir aos objetivos propostos para este estudo, foram construídas categorias de análise - conteúdos (temas, subtemas e procedimentos); índice de aproveitamento; contextualização da questão; estrutura da questão e erro. Os resultados, frutos das análises das oito provas do Vestibular da UFRN e do envolvimento de cento e sessenta mil, seiscentos e sessenta e cinco candidatos que as responderam, mostram que os temas e subtemas de Biologia para os quais as dificuldades na aprendizagem se revelaram são genética (hibridismo; fenótipo e genótipo; Leis de Mendel), biotecnologia (transgênicos; células-tronco) e citologia (química da vida; divisão celular; membranas). Os procedimentos para os quais as dificuldades se apresentaram são: identificar, analisar situação e aplicar conceito, correlacionar e interpretar gráfico, os quais exigem demandas cognitivas variadas na solução dos problemas. A presença de situações contextualizadas e de gráficos nas questões das provas influenciou no aumento do nível da dificuldade da questão para a maioria dos candidatos, reiterando as dificuldades observadas na aprendizagem dos procedimentos. Os principais erros cometidos pelos candidatos: não reconhecimento do padrão de herança gênica mendeliana e pós-mendeliana, não reconhecimento dos eventos da divisão celular e das técnicas em biotecnologia, também refletiram as dificuldades na aprendizagem dos conteúdos em alguns momentos e, em outros, sugerem que houve a expressão das concepções alternativas que os estudantes constroem sobre os conceitos. Os resultados sinalizam a necessidade de revisão das questões didático-metodológicas inerentes ao ensino dos conteúdos para os quais as dificuldades na aprendizagem se apresentaram
Abstract: Los estudios cerca de las dificultades en el aprendizaje del contenido de la biología han sido foco de la investigación diversa que si ten corido a partir de la década de setenta del siglo pasado, en consecuencia al movimiento de las concepciones alternativas (MCA). El estudio que se presenta, se atan con el Departamento de Educação da UFRN - Base de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente, como parte do projeto de pesquisa - A passagem do Ensino Médio a UFRN: estudos sobre o acesso, a permanência e a qualidade do Ensino Médio. Los objetivos de esto investigación, habían consistido en el identificar del contenido explorado en las cuestiones de las Pruebas de la opción múltiple del Vestibular de UFRN para el cual los candidatos habían demostrado dificultad en el aprendizaje; para analizar si el contextualização de la pregunta y la presencia de elementos no-literales que habían influenciado en el aumento de la dificultad de la pregunta e identificar los errores más frecuentemente por los candidatos en estas pruebas. La tesis si configura en dos dimensiones: 1 - El contenido explorado en las Pruebas del Vestibular de la UFRN si distribuya uniformemente a través de los años; sendo priorizados procedimentos que exigem demanda cognitiva diversificadas na solução de problemas; 2- Nessas provas, os resultados dos candidatos, en relación con el Índice de Aproveitamento, indican la existencia de áreas en las quales hay déficit del aprendizaje; qué envolucran las dificultades en aprender el contenido. Los datos de la investigación habían sido recogidos al partir de las pruebas de la biología y de la inicial abstracta selectiva de los informes proveído para el COMPERVE/UFRN, del último los ocho años (2001-2008). En la dirección alcanzar a los objetivos considerados para este estudio, contenta había sido construido a las categorías del análisis - (temas, subtemas y procedimientos); índice de aproveitamento; contextualização de la pregunta; estructura de la pregunta y el error. Los resultados, qué si configurán de los análisis de las ocho pruebas del vestibular de la UFRN y los sesenta y cientos envolvement mil, seiscientos y sesenta y cinco candidatos que le habían contestado; demuestran eso: los temas y los subtemas de la biología para los cuales las dificultades en aprender si está tenido divulgado sea - genética (hibridismo; fenótipo y genotipo; Leyes de Mendel), biotecnología (transgênicos; célula-tronco) y citología (química de la vida; división celular; membranas) y los procedimientos - identificar, analizar la situación y aplicar concepto, para correlacionar y para interpretar el gráfico; los quais não exigem uma alta demanda cognitiva na solução dos problemas. La presencía de situações contextualizadas e de gráficos en las questiones de las pruebas influenciou en el aumento dos niveles dificuldade da of questão para a maioria dos candidatos, reiterando as of dificuldades of observadas na of aprendizagem dos procedimentos. Los errores principales cometidos para los candidatos habían consistido en no reconocimiento del estándar de la herencia del gênica - mendelian y después de-Mendel; no del reconocimiento de los acontecimientos de la división celular y de las técnicas en biotecnología. Éstos habían reflejado las dificultades en aprender del contenido para algún contenido y en otros sugieren que tuviera la expresión de los conceptos alternativos que los estudiantes construyen en los conceptos. Los resultados señalan la necesidad de una revisión de las preguntas inherentes didácticas-metodológicas a la educación del contenido para las cuales las dificultades en aprender si hay tenido presentado
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14173
Appears in Collections:PPGED - Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarciaASD.pdf4,7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.