Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14238
Título: Representações sociais de discentes sobre universidade: um estudo psicossocial entre ingressantes do vestibular e da seleção ProUni
Autor(es): Silva, Tarcimária Rocha Lula Gomes da
Orientador: Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de
Palavras-chave: Ensino Superior;Representações sociais;Núcleo central;Vestibular;ProUni;Higher education;Social representations;Central core;Vestibular;ProUni
Data do documento: 20-Ago-2007
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Tarcimária Rocha Lula Gomes da. Representações sociais de discentes sobre universidade: um estudo psicossocial entre ingressantes do vestibular e da seleção ProUni. 2007. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
Resumo: A demanda por acesso ao nível superior de ensino colocou em xeque o sistema brasileiro de educação tendo em vista os excedentes dos processos seletivos das universidades públicas, pessoas sem opção de remunerar seus estudos nesse nível de ensino. Nesse contexto surge o Programa Universidade para Todos, o ProUni, do Ministério da Educação - MEC, criado pelo Governo Federal no ano de 2004, e que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, a estudantes brasileiros e de baixa renda que não possuem diploma de nível superior. Criado pela Medida Provisória nº 213/2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, o ProUni oferece, em contrapartida, a isenção de alguns tributos àquelas instituições que aderirem ao programa. Este é um dos momentos privilegiados para o estudo das Representações Sociais, por oferecer ao pesquisador, um laboratório vivo, ambiente natural, de confronto entre o instituído e a novidade. Em momento como este as pessoas são desafiadas a incorporar a novidade ao sistema pré-existente, objetivando-o através de um estranhamento daquilo que era tão familiar. É nesse jogo de forças sociais que desenvolvemos o presente estudo com 196 ingressantes no ensino superior sendo 116 do sistema seletivo vestibular e 80 do sistema seletivo ProUni. Optamos pelos procedimentos associativos de coleta de dados a fim de ter acesso aos sentidos circulantes, para além das respostas racionalizadas. Com fundamento em Abric, realizamos o teste de Associação Livre de Palavras, em seguida analisado pelo software EVOC e por Análise de Conteúdo do tipo temática conforme Bardin. Solicitamos também, dos sujeitos, uma redação sobre o objeto de estudo universidade posteriormente analisada pelo software ALCESTE. Os resultados apontam para uma representação social fortemente enraizada em elementos como os elementos sócio-culturais mais tradicionais: as crenças, os valores, os símbolos. Constata-se singularidade nos dois grupos de sujeitos: entre aqueles ingressantes pelo sistema seletivo do ProUni verificou-se uma ancoragem mais forte na medida em que não fazem questionamentos sobre o programa. Ao mesmo tempo observa-se a presença mais forte da objetivação, entre os ingressantes pelo sistema seletivo vestibular, tendo em vista que eles explicitaram juízo de valor sobre o referido programa. Sugere-se novos estudos considerando o estado embrionário desta representação social, tão recente quanto o objeto social que a desencadeou. Seria relevante ainda a replicação da mesma pesquisa com outras populações a fim de fortalecer o poder de teorização da empiria disponível
Abstract: Demand for access to higher education to put in test the education Brazilian system in view of the surplus of selective processes of public universities, people without option to pay their studies at this education level. In this context, it has arisen the University for All(Universidade para Todos)Program, the ProUni, from Ministry of Education - MEC, created by the Federal Government in 2004, and that it aims the granting of full and partial scholarships in private higher education institutions, graduate courses in sequential specific training, low-income Brazilians students who do not have higher-level degree. Created by the Provisional Measure No 213/2004 and institutionalized by Law No. 11096 of January 13, 2005, the ProUni offers, however, the exemption of some taxes to those institutions that join the program. This is one of the privileged time for the study of Social Representations by offering the researcher, a living laboratory, natural environment, the confrontation between the established and new. In time like this people are challenged to incorporate the new system to the pre-existing one, aiming it through a strangeness of what was so familiar. It is through this game of social forces that we developed the present study with 196 entering higher education, of these are 116 of selective vestibular system and 80 of the ProUni selective system. We opt by the procedures for data collection in order to have access to the circulating senses, in addition to the streamlined responses. With foundation in Abric, we perform the test the Free Association of Words, then analysed by the software and by EVOC Content of the type theme as Bardin. Besides, we require of the subjects, a writing on the study object university later analysed by the software ALCESTE. The results point out to a representation strongly rooted in social factors such as more traditional socio-cultural elements: the beliefs, values, the symbols. It is unique in both groups of subjects: among those entering by the selective ProUni system, there was a stronger anchor in that it does not make inquiries about the program. At the same time, there is a stronger presence of objectivation, entering the selective vestibular system in order that they explained with a value judgement on the programme. It is suggested further studies considering the embryonic state of social representation, as recent as the social purpose that triggered. It would be relevant even the replication of the same research with other people in order to strengthen the power of the theorising of empiria available
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14238
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TarcimariaRLGS.pdf351,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.