Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14291
Título: Dificuldade de berço? Professores de matemática no ensino médio: práticas, formação continuada e juventude
Autor(es): Maciel, Merise Maria
Orientador: Andrade, João Maria Valença de
Palavras-chave: Matemática;Ensino médio;Formação continuada;Juventude;Mathematic (Math);High school;Continued lecturing Formation;Youth
Data do documento: 14-Abr-2008
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MACIEL, Merise Maria. Dificuldade de berço? Professores de matemática no ensino médio: práticas, formação continuada e juventude. 2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Resumo: O presente trabalho delimitou como objeto de estudo as práticas pedagógicas e formação docente continuada de professores de Matemática no Ensino Médio. Entendendo ser o professor de grande relevância no processo educativo por ser o mediador na apreensão de saberes por parte dos educandos e da importância que tem a formação continuada neste processo, procedeu-se à investigação e comparação sobre o que pensam os professores de sua atuação profissional, o tipo de formação continuada que recebem e seus desdobramentos nos saberes e fazeres docentes. Buscou-se, também, apreender e comparar o que sabem os professores de Matemática das escolas pública e privada sobre juventude e suas demandas e como tal saber se relaciona com a forma como ensinam seus alunos. Para o desenvolvimento dessa pesquisa de caráter comparativo, optou-se pelo enfoque qualitativo e investigação do tipo etnográfico. Foram tomados como sujeitos 04 professores de Matemática que atuam nas 1ª e 2ª séries do Ensino Médio em escolas públicas e privadas, nos turnos matutino e vespertino e com titulação de licenciados. Os resultados dessa pesquisa revelaram diferenças de âmbito estrutural entre os espaços, mas as comparações entre os fazeres e saberes docentes revelaram que as diferenças existentes se referem mais ao tipo de formação e freqüência com que os professores a buscam. No entanto, todos os relatos apontaram para problemas quanto ao oferecimento e consistência da formação docente continuada e isso se reflete em suas práticas e de como as fundamentam. O entendimento sobre juventude e adolescência, bem como os saberes teórico-metodológicos que norteiam suas práticas são reveladores das dificuldades sentidas pelos professores em desenvolver seus fazeres de acordo com o público ao qual se destina e com as demandas educacionais atuais.
Abstract: The present paper is focused on pedagogical practices and continued lecturing formation of High School Mathematic teachers. Knowing the essential importance of the teacher at the educational process since he/she is the mediator on knowledge gathering by the scholars and continued formation meaning on that process, we hereby propose to investigate and compare what Math teachers think about their professional role, the kind of continued formation they receive and their development on teacher s knowledge and doing; to gather and compare what do Math teachers know about young people at public and private schools and their demands and as which find out if they link with the way as their students are taught. To develop our comparative research, we chose a qualitative focus and an investigation of ethnographic type. We took as the subject four Math teachers that work with high school 1st and 2nd grades in public and private schools, morning and afternoon shifts and license titles. The research results reveal differences in structural matter between the spaces, but the comparisons between teacher doings and knowledge reveal that the differences refer to the sort of formation and how often do the teachers search for it. Nevertheless, the reports pointed to continued lecturing formation offering and consistence problems and these reflect on their work and on its basis. The knowledge about youth and adolescence, such as theoric and methodological knowledge that lead their practices, are revealers of teachers difficulties in developing their activities according to the target public and nowadays educational demands
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14291
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MeriseMM.pdf716,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.