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dc.contributor.advisorAlmeida, Maria da Conceição Xavier dept_BR
dc.contributor.authorCencig, Paula Vaninapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:36:17Z-
dc.date.available2009-12-07pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:36:17Z-
dc.date.issued2009-09-15pt_BR
dc.identifier.citationCENCIG, Paula Vanina. O menino é o pai do homem: raízes crianceiras do conhecimento. 2009. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14327-
dc.description.abstractThis dissertation is a work on playing and its relation with the knowledge production process. It is the result of a set of personal experiences with the cultural universe of children which have instigated a look into the way they explore the world and questions about the very nature of the games they play. Could we consider those games hide, or rather reveal important strategies used in the knowledge production process and in making science. In light of several studies concerning the complexity of science, this questioning has also led to the development of a toy (a box), which consists of a range of pieces (photos, video, audio, stones, seeds, rags, envelopes, etc.). My intention is to show in a practical manner a strategy of thinking similar to the sensitive logic bricolage present in the playing, in order to instigate the reflection on the possibility of its inclusion in the production of the knowledge and science making processeseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectBrincadeiraspor
dc.subjectProdução do conhecimentopor
dc.titleO menino é o pai do homem: raízes crianceiras do conhecimentopor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4por
dc.contributor.referees1Baitello Junior, Norvalpt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7181181691875740por
dc.contributor.referees2Aragão, Ana Lúcia Assunçãopt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795184P6por
dc.description.resumoEsta dissertação é um trabalho sobre o brincar e sua relação com a produção de conhecimento. Ela é resultado de um conjunto de experiências pessoais ligadas ao universo da cultura da criança que instigaram um olhar direcionado à forma como elas exploram o mundo e que me fizeram questionar se por trás das brincadeiras não estariam estratégias importantes de produção de conhecimento que poderiam ser incluídas no fazer ciência. Como fruto dessa reflexão e orientado pelos estudos da ciência da complexidade, o trabalho contemplou também a elaboração de um brinquedo. Este foi produzido a partir de diversos materiais (fotos, vídeos, gravações em áudios, pedras, sementes, trapos, envelopes, etc...). Minha intenção é mostrar na prática uma estratégia de pensamento mais próxima da lógica do sensível - a bricolagem - presente no brincar, para instigar a reflexão sobre a possibilidade de sua inclusão na produção do conhecimento e no fazer científicopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
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