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Título: A contribuição do estágio supervisionado para a formação reflexiva do pedagogo
Autor(es): Brasil, Maria Ghisleny de Paiva
Orientador: Andrade, João Maria Valença de
Palavras-chave: Estágio;formação reflexiva;saberes;colaborativa;Stage;training reflective;knowledge;collaborative
Data do documento: 14-Jul-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BRASIL, Maria Ghisleny de Paiva. A contribuição do estágio supervisionado para a formação reflexiva do pedagogo. 2010. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: Este estudo investigou a contribuição do estágio supervisionado para a formação reflexiva dos graduandos em serviço do curso de Pedagogia do Programa de Formação Profissional para a Educação Básica PROFORMAÇÃO, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte / Campus Avançado João Ismar de Moura CAJIM, da cidade de Patu / RN. Com base nos estudos de Schon (2000), Alarcão (2003), Pimenta (1994, 2000), Tardif (2002) Ibiapina(2008) entre outros adotamos um referencial teórico que vêm se debruçando sobre estudos relativos a formação reflexiva do professor, na perspectiva de também contribuir para a profissionalização docente. O estudo se insere na abordagem qualitativa da pesquisa colaborativa. No processo, foram utilizados os seguintes instrumentos e procedimentos de construção dos dados: entrevista individual e coletiva, sessão reflexiva, observação, videoformação, material prescrito, documentos pessoais. A relevância da presente pesquisa está em evidenciar a contribuição da perspectiva reflexiva no exercício da docência para os saberes dos professores, a valorização profissional docente, a relação teoria-prática, o trabalho coletivo, a escola e universidade como espaço de formação contínua. Os achados apontam que: a) o estágio para quem já é docente passa a ser uma investigação da ação docente, buscando (re)significações das práticas; b) o estágio ainda apresenta-se como atividade limitada para aplicabilidade das teorias estudadas, daí a necessidade de relações dialogais entre teoria e prática nos cursos de formação, sendo necessária a sua ressignificação; c) mesmo vivenciando uma formação em serviço, as professoras-alunas ainda carecem de elementos que lhes possibilitem relacionar teoria e prática, embora compreendam a sua importância; d) a discussão colaborativa pode ser uma estratégia que se implementada e incentivada, poderá vir as ser uma alternativa para a consolidação da formação reflexiva; e) É importante a atuação coletiva dos professores no espaço da escola e da universidade, como oportunidade de evolução do processo reflexivo; f) as alunas-professoras ainda não compreendem o que seja reflexão e não a vivenciam, mas percebem a sua necessidade para o mudar o pensamento e a forma de agir; g) há conflitos entre os saberes docentes das alunas-professoras e as ações constitutivas do real, gerando contradições entre o dizer e o fazer formativo
Abstract: This study aims to investigate the contribution of supervised training for training reflective of the students in the service of pedagogy course of the Vocational Training Program for Basic Education - PROFORMAÇÃO Universidade Estadual do Rio Grande do Norte / Campus Avançado Professor João Ismar de Moura - CAJIM Patu City / RN. Based on studies of Schon (2000), Alarcão (2003), Pimenta (1994, 2000), Tardif (2002) Ibiapina (2008) among others have adopted a theoretical framework which have been focusing on studies concerning the formation of the reflective teacher, in perspective also contribute to the professionalization of teachers. The study falls within the qualitative approach of educational research and the methodology chosen has characteristics of a collaborative research. In the process, we used the following instruments: individual and group interview, sitting reflective observation, videoformação, material prescribed personal documents. The relevance of this research is to highlight the contribution of reflexive perspective in the teaching profession for: knowledge of teachers, teacher professional development, relationship between theory and practice, collective work, school and university as a place of training. These findings indicate that: a) the stage for advanced teacher becomes a teacher action research, seeking to (re) signification practices, b) the stage still presents itself as an activity limited to the applicability of the theories, hence the need for dialogic relations between theory and practice in education, requiring their redefinition c) despite experiencing an in-service training, the students still need information to enable them to link theory to practice, but understand its importance, d) a collaborative discussion can be a strategy that encouraged and implemented, is likely to be an alternative to the consolidation of training reflective e) It is important to the collective action of teachers in the school and the university as an opportunity for development of the reflective process f) the students-teachers still do not understand what is reflection and not experiencing it, but realizes the need to change the thinking and way of acting, g) there are conflicts between the teacher's knowledge of the students, teachers and the actions constituting the real, creating contradictions between saying and doing training
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14384
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