Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14443
Title: Quadrinhos nas aulas de ciências: narrando uma história de formação continuada
Authors: Carvalho, Letícia dos Santos
Keywords: Formação continuada;Ciências;Histórias em quadrinhos;Ensino;Continuing education;Sciences;Comics;Teaching
Issue Date: 14-Aug-2010
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CARVALHO, Letícia dos Santos. Quadrinhos nas aulas de ciências: narrando uma história de formação continuada. 2010. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Portuguese Abstract: Situado na interseção entre o Ensino de Ciências, a Formação Docente e a utilização didática das Histórias em Quadrinhos (HQ), o texto tem como finalidade discutir a problemática que assim se configura: Qual a contribuição da incorporação dos quadrinhos na formação continuada dos professores de Ciências Naturais dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Podem ser as histórias em quadrinhos viabilizadoras do ensino de Ciências? Como contribuir para uma formação reflexiva de professores dos anos iniciais? Visando responder estas questões, realizou-seuma pesquisa-ação colaborativa em uma escola localizada na cidade do Natal/RN, com três professoras que lecionam Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo envolveu a realização de 13 encontros de formação continuada em serviço, sob o enfoque reflexivo sobre a prática, com a finalidade de se discutir a respeito de tópicos subjacentes ao ensino de Ciências e à utilização dos quadrinhos como estratégia metodológica. Todos os encontros foram gravados em áudio e transcritos. As professoras, por último, registraram os encontros através da escrita de um portfolio. As docentes fizeram uso de 10 sessões de leitura com histórias em quadrinhos nas aulas de Ciências, que foram videogravadas e assistidas posteriormente pelas educadoras, em sessões de autoscopia, seguida de entrevista individual. Dos dados coletados, emergiram diversos aspectos que podem ser agrupados em 3 categorias: o difícil conceito de Ciência, o trabalho docente e os obstáculos e possibilidades da utilização dos quadrinhos como estratégia de ensino. Neste sentido, são tecidas apreciações tendo como eixo fundante, o olhar reflexivo e dialógico para as práticas exercidas em sala de aula. Nas análises dos dados, percebe-se as dificuldades conceituais, metodológicas e epistemológicas das professoras para o ensino de Ciências, como também as limitações das histórias em quadrinhos para o ensino.A aprendizagem mais relevante apontada pelas professoras está relacionada com a importância do trabalho coletivo para se atenuar as necessidades formativas da docência.Para finalizar, sinaliza-se que a HQ tem grande potencial para ser utilizada nas aulas de Ciências, desde que o professor realize um planejamento cuidadoso para tal, como também que os encontros de formação continuada promovem momentos de reflexão sobre a prática docente que são capazes de suscitar novas posturas diante das dificuldades que se delineiam
Abstract: Located at the intersection of Science Education, Teacher Training and use of didactic Comics (HQ), the text aims to discuss the problem which thus sets: - What is the contribution of the incorporation of comics in the continuing education of teachers Natural Sciences of the early years of elementary school? - May be the comics for enabling science teaching? - How to contribute to a reflexive training of teachers of the early years? - In order to answer these questions, there was a collaborative action research in a school located in the city of Natal / RN, with three teachers who teach natural science in the early years of elementary school. The study involved the conduct of 13 meetings of in-service, under the focus on reflective practice, with the purpose of discussing topics underlying the teaching of science and the use of comics as a methodological strategy. All meetings were recorded on audio and transcripts. The teachers finally recorded the meetings by writing a portfolio. The teachers made use of 10 sessions with reading comics in science classes, which were video recorded and later watched by the educators in autoscopy sessions followed by individual interviews. From the collected data, several aspects that have emerged can be grouped into three categories: The difficult concept of science, teachers' work and the obstacles and possibilities of comics as a teaching strategy. In this sense, are woven assessments taking as its founding, look for the reflective and dialogic practices exercised in the classroom. In the analysis of the data, we can see the conceptual difficulties, methodological and pistemological questions of teachers for teaching science, but also the limitations of comic books for teaching. Learning more relevant appointed by the teachers is related to the importance of collective work to mitigate the training needs of teaching. Finally, signals that the HQ has a great potential for use in science classes, provided that the teacher conduct a careful planning for this, but that the meetings of continuing education promote moments of reflection on teaching practices that are capable of giving rise to new attitudes before the difficulties they depict
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14443
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LeticiaSC_DISSERT.pdf12.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.