Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14445
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de | pt_BR |
dc.contributor.author | Bento, Maria Dalvaci | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-17T14:36:31Z | - |
dc.date.available | 2012-09-27 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-12-17T14:36:31Z | - |
dc.date.issued | 2011-05-18 | pt_BR |
dc.identifier.citation | BENTO, Maria Dalvaci. Uma visão local de um projeto nacional: o curso mídias na educação. 2011. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14445 | - |
dc.description.abstract | The essay "A local view of a national project: the course in Media Education" presents a research aimed at analyzing how the course Media in Education is being implemented by both Federal University of Rio Grande do Norte and State University of Rio Grande do Norte, with the intention of pointing out weaknesses in its use, which should be resolved in order to contribute to the design of other courses along these lines. Therefore, we performed a survey in which data collection, have used open questionnaires available in online pages created specifically for this purpose and administered to alumni and former participants, course participants and tutors from the two universities involved in the research. Through these questionnaires, we identified, especially, those aspects that negatively affect the provision of course related to the student's profile, the virtual learning environment where the course is hosted, the meetings, the contents and activities, the mentoring and the dropout, and the changes to improve the implementation of the course. The research collaborators are professors of public basic education. To understand the continuing education of teachers, conducted through distance education, using the virtual learning environment, we contextualize this from the nineties, in the context of the Brazilian educational reform took place in that decade. The Media in Education course is presented as a different proposition because it allows teachers to follow different pathways, materialized in the learning cycle. At the end of the study, we conclude that the implementation of this course, of the RN, the conditions for dialogue to happen, specifically, are not given | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação a distância | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | por |
dc.subject | Distance learning | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Virtual learning environment | eng |
dc.title | Uma visão local de um projeto nacional: o curso mídias na educação | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFRN | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.contributor.authorID | por | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3274917486378391 | por |
dc.contributor.advisorID | por | |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5 | por |
dc.contributor.referees1 | Tavares, Otávio Augusto de Araújo | pt_BR |
dc.contributor.referees1ID | por | |
dc.contributor.referees2 | Araujo, Sandra Kelly de | pt_BR |
dc.contributor.referees2ID | por | |
dc.contributor.referees2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7027607396877603 | por |
dc.description.resumo | A dissertação Uma visão local de um projeto nacional: o curso Mídias na Educação apresenta uma pesquisa que visa fazer uma análise de como vem sendo implementado o curso Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, com a intenção de apontar lacunas em sua oferta, que devem ser sanadas na perspectiva de contribuir para o desenho de outros cursos nesses moldes. Para tanto, realizamos uma pesquisa participante em que na coleta dos dados, utilizamo-nos de questionários abertos disponibilizados em páginas online criadas, especificamente, para esse fim e respondidos por cursistas que concluíram o curso, cursistas que desistiram bem como tutores das duas universidades envolvidas na pesquisa. Através destes questionários, procuramos identificar, principalmente, os aspectos que interferem de forma negativa na oferta do curso, relacionados ao perfil do cursista, o ambiente virtual de aprendizagem onde o curso está hospedado, os encontros presenciais, os conteúdos e atividades, a tutoria e a evasão, assim como as mudanças para melhorar a implementação do curso. Os colaboradores da pesquisa são professores da educação básica pública do RN. Para entendermos a formação continuada de professores, desenvolvida através da educação a distância, utilizando-se de ambiente virtual de aprendizagem, fizemos uma contextualização desta a partir da década de noventa, no contexto da reforma educacional brasileira ocorrida na referida década. O curso Mídias na Educação se apresenta como uma proposta diferente por possibilitar aos professores seguir diferentes percursos, materializados em ciclos de aprendizagem. Ao final da pesquisa, concluímos que na implementação deste curso, no RN, as condições para que aconteça o diálogo, concretamente, não são dadas | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
Aparece nas coleções: | PPGED - Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MariaDB_DISSERT.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.