Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14466
Título: Educação a distância e material didático: um estudo sobre o curso mídias na educação
Autor(es): Bento, Maria Dalvaci
Palavras-chave: Formação de professores a distância. Material didático. Integração de mídias;Distance teacher training. Didactic material. Media integration
Data do documento: 6-Dez-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BENTO, Maria Dalvaci. Educação a distância e material didático: um estudo sobre o curso mídias na educação. 2013. 207 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: A tese Educação a Distância e Material Didático: um Estudo sobre o Curso Mídias na Educação apresenta uma pesquisa que trata do material didático e sua inserção em cursos de formação de professores a distância. A pesquisa teve como principal objetivo subsidiar as universidades no sentido de repensarem a forma de elaboração de material didático para cursos de formação de professores a distância e os seguintes objetivos específicos: a) identificar aspectos no material didático do curso de extensão Mídias na Educação que têm dificultado o uso das mídias pelos professores participantes do curso na prática pedagógica; b) discutir sobre a forma como estão sendo elaborados os materiais didáticos para cursos de formação de professores a distância; e c) estimular os professores/cursistas a integrarem as mídias na prática docente. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa-ação (Thiollent, 2011; Franco, 2005), a partir do momento em que elaboramos uma proposta de complementação das atividades para o curso de extensão Mídias na Educação e aplicamos em duas turmas durante a quinta edição. A pesquisa apresenta quatro fases: 1º) análise dos módulos do curso; 2º) elaboração de uma proposta complementar para as atividades; 3º) implementação da proposta de complementação das atividades durante a 5ª edição do curso, e; 4º) a análise de fóruns e os diários de bordo dos professores. Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (2011). Como aporte teórico, trouxemos Tardif (2012) com os saberes docentes; Dewey (1959; 2011) e Freire (2001; 2009; 2010a; 2010b; 2012) abordando a perspectiva de aprendizagem; Candau (2002), Rays (2003) e Freire (2010a) a relação teoria-prática na formação docente; Andrade (2003; 2009) e Belloni (2010) a formação de professores a distância; Bérvot e Belloni (2009), Neves e Medeiros (2005) e Prado (2005) a integração de mídias. A pesquisa mostrou que o material didático do curso Mídias na Educação não propôs a articulação entre a teoria e a prática, dificultando a integração de mídias. Os professores/cursistas têm problemas concretos para integrar as mídias em sua rotina escolar. A pesquisa confirma, por sua vez, que a forma como o material didático do curso Mídias na Educação foi elaborado não dá conta de os professores/cursistas integrarem as mídias nas atividades pedagógicas
Abstract: The thesis Distance learning and didactic material: a study about the course Media in the education in Natal shows a research about the didactic material and its insertion in the distance training course to teachers. In this sense, this research aims to contribute to some universities with reflections about the way to elaborate the didactic material to the distance training course of teachers with the following specific objectives: a) identify some aspects in the didactic material in the extension course Media in the Education that difficult media usage by the teachers members of the course in the pedagogical practice; b) discuss about the way how didactic material to the distance training course to teachers has been created; c) stimulate teachers/members to integrate media in their teacher practice. For that reason, we have developed an action-research (THIOLLENT, 2011; FRANCO, 2005), based on it we elaborated a proposal do complement activities to the course Media in the Education that were applied to two classes during the fifth edition of this course. This research is presented in four steps: 1st) analyze of the course modules; 2nd) creation of a proposal to complement the activities; 3rd) applying the proposal to the students during the fifth edition to the course; 4th) analyze of forums and log books written by teachers/students. Data was analyzed by the contents perspective of Bardin (2011). As a theoretical support, we have Tardif (2012), about teachers knowledge; Dewey (1959; 2011) and Freire (2001; 2009; 2010a; 2010b; 2012) related to learning perspective; Candau (2002), Rays (2003) and Freire (2010a), about the relation theory x practice in the teacher training; Andrade (2003; 2009) and Belloni (2010) about distance teacher training; Bérvot; Belloni (2009), Neves; Medeiros (2005) and Prado (2005), related to Media integration. This research revealed the didactic material of the course Media in the Education has not a proposal to articulate theory and practice, due to this, this course opposed the Media integration. For that reason, teachers/members have real problems to integrate Media in their scholar routine. This research confirmed the way this didactic material was formulated did not help the teachers/students to integrate media in their pedagogical activities
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14466
Aparece nas coleções:PPGED - Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducaçãoDistânciaMaterial_Bento_2013.pdf1,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.