Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14485
Title: A dimensão espacial e o proceder pedagógico
Authors: Nóbrega Júnior, Orgival Bezerra da
Keywords: Espaço. Educação. Dimensão espacial;Space. Education. Space Dimension
Issue Date: 21-Feb-2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NÓBREGA JÚNIOR, Orgival Bezerra da. A dimensão espacial e o proceder pedagógico. 2014. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: Essa pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Teve o objetivo de compreender a concepção espacial associada à ação pedagógica. Tratou-se de uma abordagem histórico-científica das concepções de espaço para enfatizar a espacialidade a partir do referencial teórico geográfico e educacional. Em sua empiria junto a um universo discente universitário, utilizou um instrumento de medição quantitativo como subsídio a uma análise dialógica qualitativa. Evidenciou um quadro sintético advindo da interação e da reflexão dirigidas para os problemas, desafios e potenciais de uma visão pedagógica que considera a espacialidade da Educação. Buscou-se promover delineamentos de caminhos pedagógicos para uma abordagem mais integrada do ensino de uma concepção heterotópica de espaço, como condição crítica necessária à apropriação da realidade social sem fazer a dicotomia epistemológica, potencializando a sua significação para a aprendizagem num ambiente de ensino; assim como a formação científica e docente no curso de geografia
Abstract: This research was conducted at the Post Graduate Program in Education at the Federal University of Rio Grande do Norte. It had the aim to understand the spatial conception associated with the pedagogical action. It promoted a historical-scientific approach to concepts of space to emphasize the spatiality from the geographical and educational theoretical referential. In it empiria situated in a university student universe, has utilized a quantitative measuring instrument as a subsidy to a qualitative dialogical analysis. It showed a synthetic framework arising from the interaction and the reflection focused into problems, challenges and potential of a pedagogical vision that considers the spatiality of teaching education. It seeks to promote delineations of paths pedagogical to a integrate approach of heterotopic space conception, as a necessary critical condition to the appropriation of social reality without doing the epistemological dichotomy, enhancing it signification to the learning academic teaching ambience; as well the scientific and teaching formation in the geography course
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14485
Appears in Collections:PPGED - Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DimensãoEspacialProceder_NobregaJunior_2014.pdf2,26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.