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dc.contributor.advisorMenezes, Antonio Basílio Novaes Thomas dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Terezinha Martins dapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:36:40Z-
dc.date.available2012-11-19pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:36:40Z-
dc.date.issued2012-07-31pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Terezinha Martins da. A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14505-
dc.description.abstractThe black communities, nowadays known as quilombolas, have long been segregated in social and cultural distances in relation to other groups in the country. Gradually, the establishment of public policy has enabled the inclusion of these social communities in new instances, favoring the improvement of standards of learning. In order to know the route of the school in relation to its surroundings, this paper presents a reflection on the educational history of the Municipal School Padre Armando de Paiva, inserted in the context of afrodescendência (African descendants), in the community called Sibaúma, municipality of Tibau do Sul - RN, characterized as the object of this study. Methodologically, this study is limited in a descriptive research of the historical reconstruction of the school, a case considered worthy of analysis. From a reflection on the presence of African descent in Brazil and in Rio Grande do Norte, the study also presents information on education in Brazil. Finally, it presents the trajectories directed to the analysis of physical conditions, the dynamics of registration, and avoidance of repetition of its students and the qualifications of its teaching staff. Survey selected for analysis five-year academic periods, a series which began in the year nineteen eighty and ends in the year two thousand and teneng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAfrodescendentepor
dc.subjectComunidadepor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAfricandescenteng
dc.subjectCommunityeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectEducationeng
dc.titleA educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paivapor
dc.titleA educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paivapor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797673U6por
dc.contributor.referees1Nascimento, José Mateus dopt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9176401714554967por
dc.contributor.referees2Paiva, Marlúcia Menezes dept_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4por
dc.description.resumoAs comunidades negras, hoje denominadas quilombolas, estiveram, por muito tempo, segregadas em distanciamentos sociais e culturais com relação aos demais agrupamentos do país. Gradativamente, o estabelecimento de políticas públicas tem possibilitado a inserção dessas comunidades em novas instâncias sociais, favorecendo a melhoria dos níveis de aprendizagens. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a trajetória educacional da Escola Municipal Padre Armando de Paiva, inserida num contexto de afrodescendência, na comunidade denominada Sibaúma, município de Tibau do Sul RN, caracterizada como objeto deste estudo, no intuito de conhecer o percurso da escola em relação ao seu entorno. Metodologicamente, a pesquisa se circunscreve na pesquisa descritiva da reconstrução histórica da escola, considerada um caso merecedor de análise. A partir de uma reflexão sobre a presença dos afrodescendentes no Brasil e no Rio Grande do Norte, o estudo apresenta também informações sobre a educação brasileira. Por fim, apresenta as trajetórias direcionadas para a análise das condições físicas, a dinâmica da matrícula, da evasão e da repetência do seu alunado e da qualificação do seu corpo técnico-pedagógico. A pesquisa elegeu, para análise, períodos letivos quinquenais, cujas séries se iniciam no ano de mil novecentos e oitenta e terminam no ano de dois mil e dezpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

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