Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14570
Title: | Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização |
Authors: | Santos, Adele Guimarães Ubarana |
Keywords: | Formação continuada. Currículo da Matemática. Ciclo de alfabetização |
Issue Date: | 18-Oct-2013 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Citation: | SANTOS, Adele Guimarães Ubarana. Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização. 2013. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
Portuguese Abstract: | Esta dissertação investiga como a prática da formação continuada em Matemática dos professores do Núcleo de Educação da Infância/Colégio de Aplicação (NEI/CAp) tem possibilitado a construção do currículo da Matemática para o ciclo de alfabetização nessa instituição. Assumimos os princípios metodológicos da abordagem qualitativa com ênfase na pesquisa colaborativa. Privilegiamos atividades de formação continuada organizadas em sessões de estudos e reflexões sobre a prática pedagógica que envolveram todos os partícipes. Para a construção dos dados realizamos a escolha de instrumentos e procedimentos metodológicos como a entrevista individual e as sessões reflexivas de videoformação e de estudo. Com a intensão de responder a questão central da pesquisa definimos duas categorias de interpretação: a formação continuada em Matemática dos professores do NEICAp dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a construção do currículo da Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental nesta escola. Constatamos que a prática da formação continuada em Matemática acontece dentro da própria instituição e tem como interesse, além da formação permanente dos seus professores, o desenvolvimento da escola e a aprendizagem dos alunos. Avaliamos que por meio de estudos e reflexões sobre as práticas docentes, análises de propostas pedagógicas de Secretarias de Educação e de outros documentos oficiais do Ministério da Educação, em momentos de formação continuada em contextos vivenciadas pelos professores do NEI/CAp, vem sendo possível construir o currículo desta instituição e, consequentemente, a sua proposta curricular, na qual privilegiamos a área da Matemática |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14570 |
Appears in Collections: | PPGED - Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AdeleGUS_DISSERT.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.