Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14580
Title: No caminho das artes marciais: a relação mestre e discípulo como educação sensível
Authors: Silva, Luiz Arthur Nunes da
Advisor: Nóbrega, Terezinha Petrucia da
Keywords: Relação mestre e discípulo. Artes marciais. Educação sensível;Relationship Master and Disciple. Martial Arts. Sensitive Education
Issue Date: 27-Feb-2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Luiz Arthur Nunes da. No caminho das artes marciais: a relação mestre e discípulo como educação sensível. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: Esta pesquisa reflete a relação Mestre e Discípulo originária das Artes Marciais, e ancora seu enfoque na educação sensível que emerge dessa relação. O interesse aqui é saber como a tradição de ensinamentos milenares é perpassada ao longo dos anos, e como isso se dá a partir da relação Mestre e Discípulo. Para tanto, debruço-me nesse contexto e reflito também sobre minha experiência enquanto Discípulo de Artes Marciais, e é a partir do fundo imemorial que consigo dar voz a essa experiência, através do meu corpo atado a esse mundo de significações, no qual a experiência vivida é narrada pela história. Pautado a partir da atitude fenomenológica do filosofo francês Maurice Merleau-Ponty, penso essa pesquisa sobre três eixos centrais que ostentam nossas categorias de estudo, a saber: experiência vivida, corpo e liberdade. Ainda, como forma de enaltecer essa obra sensível, além dos textos do filósofo Merleau-Ponty, trazemos para nosso diálogo o cinema, a literatura e os escritos de alguns Mestres de Artes Marciais. Para tanto, penso esta pesquisa como uma jornada, onde nela, Mestre e Discípulo marcham juntos pelos caminhos das Artes Marciais, batizando e celebrando essa educação sensível a partir dessa relação afetiva e empática
Abstract: This research reflects the relationship between Master and Disciple original from the Martial Arts, and anchors their focus on sensitive education that emerges from this relationship. The interest here is knowing how the tradition of millenarian teachings is passed through the years, and how it gives from the relationship of Master and Disciple. To that end, I lean me in that context and also reflect on my experience as a Disciple of the Martial Arts, to that end, I lean me in that context and also reflect on my experience as a Disciple of the Martial Arts, and is from the immemorial fund that can give voice to that experience, through my body attached in the world of significations in which the experience lived is narrated by the story. Anchored from the phenomenological attitude from the philosopher french Maurice Merleau-Ponty, I think this research on three central pillars to guide our study categories, namely: the lived experience, body and liberty. Still, as a form of highlighting this sensitive work, beyond the texts of the philosopher Merleau-Ponty, we bring our dialogue of the cinema, literature and the writings of some the Masters of Martial Arts. For that, I think this research as a journey, where it, Master and Disciple march together in the ways of Martial Arts, baptizing and celebrating this sensitive education from that relationship affective and empathic
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14580
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LuizANS_DISSERT.pdf2,61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.