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dc.contributor.advisorMartins, Andre Ferrer Pintopt_BR
dc.contributor.authorPinheiro, Potyra Borgespt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:36:51Z-
dc.date.available2014-11-25pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:36:51Z-
dc.date.issued2014-02-24pt_BR
dc.identifier.citationPINHEIRO, Potyra Borges. Avaliação de um programa de educação ambiental não formal: a Caravana Ecológica na visão dos participantes. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14591-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambiental. Avaliação de programas. Educação não formal. Caravana ecológicapor
dc.subjectEnvironmental education. Program evaluation. Non formal education. Caravana ecológicaeng
dc.titleAvaliação de um programa de educação ambiental não formal: a Caravana Ecológica na visão dos participantespor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5098311578502507por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2557880242678680por
dc.contributor.referees1Lopes Júnior, Edmilsonpt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4por
dc.contributor.referees2Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeidapt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780490E9por
dc.contributor.referees3Tabosa, Wyllys Abel Farkattpt_BR
dc.contributor.referees3IDpor
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3596040894249041por
dc.description.resumoNeste estudo, buscamos avaliar qualitativamente a experiência de um programa de educação ambiental (EA) não formal itinerante, a Caravana Ecológica (CE). A avaliação foi baseada na visão dos participantes da CE, considerando possíveis desdobramentos mais duradouros, dado o tempo decorrido entre a realização da CE e esta avaliação. Apesar de se tratar de uma etapa fundamental para o aperfeiçoamento e melhoramento de iniciativas nesse setor, avaliações de programas de educação ambiental são raras; essa lacuna é ainda maior quando se trata de estudos que investiguem as efetivas modificações no comportamento do público alvo. Em relação a programas desenvolvidos no estado do Rio Grande do Norte, publicações sobre o tema praticamente inexistem. O estudo consistiu de duas etapas, integradas por triangulação de métodos. A primeira visou à caracterização da CE e foi composta por análise documental e entrevistas individuais semiestruturadas, em que foram ouvidos gestores e professores que trabalharam na CE entre 2008 e 2010. Na segunda etapa, foram realizados grupos focais in loco com o público alvo de duas cidades que a CE havia visitado em 2010, Fernando Pedroza e Pedra Grande. A avaliação do programa comparou a visão dos participantes com os objetivos da CE, e também com concepções várias de EA, das mais tradicionais/conservadoras às mais transformadoras. Ela mostrou que os objetivos institucionais foram alcançados ao menos parcialmente, visto que a CE descentralizou a discussão de EA, levando-a para o interior do estado, despertando em pelo menos parte de seu público alvo o interesse por questões ambientais. Contudo, a falta de continuidade da iniciativa, bem como as inconstâncias nas políticas públicas estaduais, foram enfaticamente criticadas, tanto pelo público alvo da CE, como por seus próprios integrantes. Concluímos que o programa CE apenas inicia um processo de EA e contempla de maneira pontual alguns dos elementos que compõem o processo de empoderamento de sujeitos protagonistas das questões socioambientais à sua voltapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
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