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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14591
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Martins, Andre Ferrer Pinto | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinheiro, Potyra Borges | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-17T14:36:51Z | - |
dc.date.available | 2014-11-25 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-12-17T14:36:51Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-24 | pt_BR |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Potyra Borges. Avaliação de um programa de educação ambiental não formal: a Caravana Ecológica na visão dos participantes. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14591 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental. Avaliação de programas. Educação não formal. Caravana ecológica | por |
dc.subject | Environmental education. Program evaluation. Non formal education. Caravana ecológica | eng |
dc.title | Avaliação de um programa de educação ambiental não formal: a Caravana Ecológica na visão dos participantes | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFRN | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.contributor.authorID | por | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5098311578502507 | por |
dc.contributor.advisorID | por | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2557880242678680 | por |
dc.contributor.referees1 | Lopes Júnior, Edmilson | pt_BR |
dc.contributor.referees1ID | por | |
dc.contributor.referees1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4 | por |
dc.contributor.referees2 | Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida | pt_BR |
dc.contributor.referees2ID | por | |
dc.contributor.referees2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780490E9 | por |
dc.contributor.referees3 | Tabosa, Wyllys Abel Farkatt | pt_BR |
dc.contributor.referees3ID | por | |
dc.contributor.referees3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3596040894249041 | por |
dc.description.resumo | Neste estudo, buscamos avaliar qualitativamente a experiência de um programa de educação ambiental (EA) não formal itinerante, a Caravana Ecológica (CE). A avaliação foi baseada na visão dos participantes da CE, considerando possíveis desdobramentos mais duradouros, dado o tempo decorrido entre a realização da CE e esta avaliação. Apesar de se tratar de uma etapa fundamental para o aperfeiçoamento e melhoramento de iniciativas nesse setor, avaliações de programas de educação ambiental são raras; essa lacuna é ainda maior quando se trata de estudos que investiguem as efetivas modificações no comportamento do público alvo. Em relação a programas desenvolvidos no estado do Rio Grande do Norte, publicações sobre o tema praticamente inexistem. O estudo consistiu de duas etapas, integradas por triangulação de métodos. A primeira visou à caracterização da CE e foi composta por análise documental e entrevistas individuais semiestruturadas, em que foram ouvidos gestores e professores que trabalharam na CE entre 2008 e 2010. Na segunda etapa, foram realizados grupos focais in loco com o público alvo de duas cidades que a CE havia visitado em 2010, Fernando Pedroza e Pedra Grande. A avaliação do programa comparou a visão dos participantes com os objetivos da CE, e também com concepções várias de EA, das mais tradicionais/conservadoras às mais transformadoras. Ela mostrou que os objetivos institucionais foram alcançados ao menos parcialmente, visto que a CE descentralizou a discussão de EA, levando-a para o interior do estado, despertando em pelo menos parte de seu público alvo o interesse por questões ambientais. Contudo, a falta de continuidade da iniciativa, bem como as inconstâncias nas políticas públicas estaduais, foram enfaticamente criticadas, tanto pelo público alvo da CE, como por seus próprios integrantes. Concluímos que o programa CE apenas inicia um processo de EA e contempla de maneira pontual alguns dos elementos que compõem o processo de empoderamento de sujeitos protagonistas das questões socioambientais à sua volta | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
Aparece nas coleções: | PPGED - Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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