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Title: A inserção da equipe da Estratégia Saúde da Família em um Centro Municipal de Educação Infantil na promoção da saúde da criança
Authors: Santos, Ana Dulce Batista dos
Advisor: Monteiro, Akemi Iwata
Keywords: Promoção da saúde;Saúde da criança institucionalizada;Programa Saúde da Família;Cuidado da criança;Educação Infantil.;Promotion of the health;Health of the institutionalized child;Program Health of the Family;Care of the child;Infantile education.
Issue Date: 16-Dec-2011
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Ana Dulce Batista dos. A inserção da equipe da Estratégia Saúde da Família em um Centro Municipal de Educação Infantil na promoção da saúde da criança. 2011. 160 f. Dissertação (Mestrado em Assistência à Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Portuguese Abstract: A articulação entre as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) desponta como uma forma de assegurar a vigilância e promoção à saúde das crianças de 2 a 5 anos ao ingressarem no ambiente de creche/pré-escola. Traçou-se como objetivo: Analisar as ações desenvolvidas pela equipe da estratégia saúde da família na promoção a saúde da criança, atendida em um Centro Municipal de Educação Infantil. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Desenvolvido em um CMEI e na USF do bairro de Cidade Nova, Natal-RN. A população foi constituída pelos profissionais da equipe da ESF e do CMEI e pais. Durante as etapas da pesquisa-ação utilizaram-se diversas técnicas como a entrevista individual e em grupo, grupo focal, observação participante, e diário de campo. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo, na modalidade temática, proposta por Bardin (1977) e descrição das etapas da pesquisa-ação. Na etapa de diagnóstico situacional que investiga a realidade vivenciada pelos sujeitos da ESF e CMEI quanto à saúde da criança emergiram sete categorias que abrangiam: o contexto da atenção criança no CMEI identificando as ações que já vinham sendo desenvolvidas pela ESF no CMEI; o funcionamento do CMEI e sua rotina de atividades; o papel do CMEI no cuidado a criança; o cotidiano da ESF, quanto ao cuidado à saúde da criança de 2 a 5 anos envolvendo as diversas dificuldades enfrentadas pela ESF; dificuldades enfrentadas no cotidiano do CMEI para o cuidado a criança de 2 a 5 anos; papel da articulação ESF e CMEI para o enfrentamento das dificuldades; e ações de saúde a serem desenvolvidas que subsidiaram a etapa de planejamento da pesquisa-ação. Durante as etapas de planejamento e implementação das ações foram concretizadas as ações de educação em saúde com profissionais do CMEI e pais e as ações de atenção direta a saúde da criança. Na etapa de avaliação das ações pelos sujeitos envolvidos buscou-se compreender as percepção diante das ações desenvolvidas e perspectivas de continuidade das ações, através de 4 temas abordados pelos sujeitos. Por todo o percurso da pesquisa-ação pode-se inferir que a articulação ESF e CMEI é uma iniciativa necessária diante da atual situação dos serviços de saúde para a promoção de uma atenção integral a saúde da criança, mas que as equipes da ESF ainda não dispõem de condições materiais e de pessoal suficientes para desenvolver ações que ultrapassem os limites das USF, sendo necessário para isso o fortalecimento das articulações principalmente com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Abstract: The joint enters the teams of the Strategy Health of Family (ESF) and the Municipal Center of Infantile education (CMEI) blunts as a form to assure the monitoring and promotion to the health of the children of 2 the 5 years when entering the day-care center environment/daily pay-school. It was traced as objective: To analyze the actions developed for the team of the Strategy Health of the Family in the promotion the health of the child, taken care of in a CMEI. Description-exploratory is to a study, qualitative nature, the type research-action. Developed in a CMEI and the USF of the quarter of New City, Natal-RN. The population was constituted by the professionals of the team of the ESF and the CMEI and parents. During the stages of the research-action diverse techniques had been used as the individually interview and in group, focal group, comment participant, and daily of field. The analysis of the data occurred by means of the content analysis, in the thematic modality, proposal for Bardin (1977) and description of the stages of the research-action. In the stage of situational diagnosis that it investigates the reality lived deeply for the citizens of ESF and CMEI how much to the health of the child seven categories had emerged that they enclosed: the context of the attention child in the CMEI identifying the actions that already came being developed for the ESF in the CMEI; the functioning of the CMEI and its routine of activities; the paper of the CMEI in the care the child; the daily one of the ESF, how much to the care to the health of the child of 2 the 5 years involving the diverse difficulties faced for the ESF; difficulties faced in daily of the CMEI for the care the child of 2 the 5 years; paper of joint ESF and CMEI for the confrontation of the difficulties; e action of health to be developed that they had subsidized the stage of planning of the research-action. During the stages of planning and implementation of the actions the actions of education in health with professionals of the CMEI and parents had been materialize and the actions of direct attention the health of the child. In the stage of evaluation of the actions for the involved citizens one searched to ahead understand the perception of the actions developed and perspective of continuity of the actions, through 4 boarded subjects for the citizens. For all the passage of the research-action it can be inferred that joint ESF and CMEI is a necessary initiative ahead of the current situation of the services of health for the promotion of an integral attention the health of the child, but that the teams of the ESF not yet make use of material conditions and staff enough to develop actions that exceed the limits of the USF, being necessary for this the reinforcement of the joints mainly with the Federal University of the Rio Grande of the North.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14748
Appears in Collections:PPGE - Mestrado em Enfermagem

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