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Title: Ensino do processo de enfermagem: significados percepções docentes na formação do enfermeiro
Other Titles: Teaching the Nursing process: Meanings and perceptions of faculty in the formação of the nurse
Authors: Trigueiro, Elizabeth Vasconcelos
Keywords: Enfermagem. Ensino de Enfermagem. Processo de Enfermagem. Metodologia da Assistência;Nursing. Teaching of Nursing. Nursing Process. Care Methodology
Issue Date: 27-Feb-2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: TRIGUEIRO, Elizabeth Vasconcelos. Teaching the Nursing process: Meanings and perceptions of faculty in the formação of the nurse. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado em Assistência à Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: A aprendizagem do processo de enfermagem (PE) pelos enfermeiros deve começar na vivência acadêmica, nos cursos de graduação de enfermagem e ao longo de sua formação profissional. Contudo, a reduzida utilização do PE para planejamento da assistência durante a graduação e o descompasso no processo de formação dos futuros enfermeiros levantam as seguintes questões para estudo: Qual o significado do ensino do PE para o docente enfermeiro? Será que os docentes enfermeiros implementam o ensino do PE com estratégias e métodos que favorecem o desenvolvimento do pensamento crítico? Desenvolveu-se um estudo com o objetivo de analisar os significados e percepções atribuídos por docentes de graduação em enfermagem sobre o ensino do PE na formação do enfermeiro. Pesquisa qualitativa com delineamento descritivo realizado com uma amostra de 30 docentes de enfermagem que lecionam disciplinas específicas de Enfermagem no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Natal, RN. Foram utilizados dois instrumentos, um questionário e um roteiro de entrevista. O questionário era destinado a obter informações de caracterização sociodemográfica, educacional e de trabalho. A entrevista com cinco questões subjetivas acerca do entendimento e da percepção dos docentes sobre o processo de enfermagem, sua utilização no ensino e as estratégias utilizadas para lecionar a assistência de enfermagem. Dados coletados por entrevistas, trabalhados pela técnica de Análise de Conteúdo. Os dados analisados deram origem a três temáticas Significados docentes acerca do ensino do Processo de Enfermagem , Percepções docentes acerca do ensino do Processo de Enfermagem e Abordagem do Processo de Enfermagem na formação do enfermeiro à luz do Interacionismo Simbólico e seis categorias relacionadas aos temas analíticos foram identificadas: Norteador das ações de cuidado do enfermeiro; O raciocínio clínico; Utilização nas ações de cuidado; Relevância do ensino; Barreiras para o ensino; Estratégias de ensino com foco nas habilidades e competências do raciocínio clínico. Desse modo, obteve-se que a maioria dos sujeitos compreende a relevância do processo de enfermagem como um instrumento de trabalho do enfermeiro e que a abordagem desse método durante a formação do enfermeiro proporciona o desenvolvimento de habilidades e competências para o pensamento crítico necessário às ações de cuidado. Apesar disso, os relatos evidenciaram que o engajamento e a iniciativa para a concretude dessa prática não é tão forte quanto a importância que dão ao método, na teoria, por parte de alguns sujeitos. Identificaram-se as estratégias de ensino que estimulam as habilidades e competências para o desenvolvimento do raciocínio clínico, contudo todo o corpo docente deve usar códigos dotados de sentido, orientação e influência para que os discentes interajam e sejam suscitados a utilizar o processo de enfermagem
Abstract: The implementation of the nursing process should be experienced by all nurses during their formative years. However, the lack of implementation of the nursing process for care planning during the educational process and the existing disorder in the formation process prompted the following research questions: What is the meaning of teaching the nursing process to the nursing professors? Do nursing professors use strategies and methods that promote critical thinking in their students? The objective of the study was to analyze the meaning that teaching of the nursing process has for the nursing faculty of the bachalaureate nursing course. Qualitative descriptive study conducted with a sample of 30 faculty members that taught nursing care courses in the nursing program of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) in Natal, RN. Two instruments were used, a questionaire and an interview guide. The questionnaire was designed to obtain sociodemographic, educational and work information, of faculty activities and of the teaching of nursing care. The guide was composed of five open questions regarding the understanding and perceptions of the nursing process, its utilization in teaching, and the nursing care teaching strategies. Interview data were submitted to content analysis techniques and interpreted according to the principles of Symbolic Interactionism. Six categories related to the analytical themes were identified: the nursing process as the guide for the care actions; clinical rationality; use of the care activities; teaching relevance; teaching barreirs; teaching strategies with focus on the abilities and competencies of the clinical rationale. Faculty perceptions regarding the teaching of the nursing process; nursing care approach in the nurses‟ formation. The study indicates that the participants understand the relevance of the nursing process a work instrument and that the use of this method during the nurses‟ formation enhances the abilities and competencies for critical thinking that is essencial for care. The strategies for teaching of abilities and competencies were identified, however the nursing faculty should use codes, direction and the influence so that the students can Interact and therefore stimulate the use of the nursing process
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14784
Appears in Collections:PPGE - Mestrado em Enfermagem

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