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Título: Fatores que afetam a competitividade do queijo artesanal: um estudo exploratório no Seridó/RN
Título(s) alternativo(s): Factors wicht affect of competitiveness of artesanal cheese: an study exploratory in the region Serido of state of Rio Grande do Norte
Autor(es): Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva
Orientador: Marques Júnior, Sérgio
Palavras-chave: competitividade;queijo artesanal;produtor rural;competitiveness;artisanal cheese;rural producer
Data do documento: 1-Set-2008
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CALAZANS, Dinara Leslye Macedo e Silva. Factors wicht affect of competitiveness of artesanal cheese: an study exploratory in the region Serido of state of Rio Grande do Norte. 2008. 107 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre a investigação dos fatores que na percepção dos produtores rurais afetam a competitividade do queijo produzido de forma artesanal no Seridó do Rio Grande do Norte. Para tanto, traz seu arcabouço teórico estruturado nos fatores que influenciam nas diversas formas de competir e nas definições de produção artesanal. Esta pesquisa foi desenvolvida em importante região de produção e comercialização de queijos artesanais do Estado. A abordagem metodológica utilizada foi de pesquisa exploratória descritiva com a condução de um levantamento do tipo survey. A pesquisa de campo obteve 213 questionários válidos, cujos entrevistados foram produtores rurais de queijo artesanal, que possuem suas propriedades distribuídas nos municípios localizados na região. Os resultados mostraram que na percepção dos agricultores, em relação ao nível de competitividade do queijo produzido de forma artesanal, o setor agroindustrial de produção artesanal de queijo no Seridó/RN tem pontos de gargalo em alguns aspectos a considerar, sendo os principais: a grande comercialização na informalidade, mão-de-obra tem baixa qualificação e escolaridade, tem pouca assistência técnica, baixa aceitação por inovações tecnológicas e ausência de integração entre os produtores o que gera baixa produtividade e qualificação da cadeia produtiva
Abstract: This article presents a study on the research of the factors that affect the competitiveness of cheese produced in a craft in the Seridó of Rio Grande do Norte in the perception of rural producers. His theory is based on factors of competitiveness and definitions of craft production. This research was performed in the important area of production and marketing of cheeses from the state. The methodology used was exploratory research descriptive type survey. The research field of 213 returned questionnaires validated. those interviewed were rural producers of artisanal cheese, with properties distributed in the districts located in the region. The results showed the production of artisanal cheese in Seridó / RN's main points of difficulty to compete: the great marketing in the informality, workforce has low skills and education, has little technical assistance, low acceptance by technological innovations and absence of integration between producers which creates low productivity and qualification of the production chain
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14887
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