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dc.contributor.advisorRamos, Rubens Eugênio Barretopt_BR
dc.contributor.authorLima Júnior, Gilberto Franco dept_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:52:49Z-
dc.date.available2010-09-24pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:52:49Z-
dc.date.issued2008-12-05pt_BR
dc.identifier.citationLIMA JÚNIOR, Gilberto Franco de. Abstract of Master Thesis presented to UFRN/PEP as fulfillment of requirements to the degree of Master of Science in Production Engineering. 2008. 80 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14941-
dc.description.abstractThis Master of Science Thesis investigates in an exploratory modeling the idea of strategy consistency applying as an assessment tool a model of performance indicators of a higher education institution based on the balanced scorecard (BSC). It is carried on a review of conceptual BSC perspective hierarchy models and of studies on higher education institution in Brazil and worldwide. From a BSC model with three indicators at each perspective is carried on a case study with directors and coordinators of a private higher education institution with a descriptive and multivariate analysis using cluster analysis. The main findings point to a different perception of respondents on the importance level of the perspectives with a higher importance level given to Learning and Growth and Process that to Customer and Financial. Particularly, the financial perspective got a importance level significantly lower that the others, what suggests an inconsistency on the strategy deployment on the institution considered in terms of the perception of the managerial levels of the importance level of the perspectiveseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectGestão estratégicapor
dc.subjectDissertaçãopor
dc.subjectBalanced scorecardpor
dc.subjectEnsino superior privadopor
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.subjectCollege educationpor
dc.subjectStrategic managementpor
dc.subjectBalanced scorecardpor
dc.subjectPrivate higher educationpor
dc.subjectStrategic planningpor
dc.subjectBalanced scorecard as a tool of evaluation of strategic consistency: a study on higher education institutioneng
dc.titleBalanced Scorecard como ferramenta de avaliação da consistência estratégica: um estudo em instituição de ensino superior privadapor
dc.title.alternativeAbstract of Master Thesis presented to UFRN/PEP as fulfillment of requirements to the degree of Master of Science in Production Engineeringeng
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6por
dc.contributor.referees1Añez, Miguel Eduardo Morenopt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5por
dc.contributor.referees2Araújo, Renato Samuel Barbosa dept_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8844681795357306por
dc.description.resumoEsta Tese investiga de modo exploratório a idéia de consistência estratégica usando como ferramenta para sua verificação uma modelagem dos indicadores de desempenho de Instituição de Ensino Superior (IES) privada na abordagem do Balanced Scorecard (BSC). É feita uma revisão dos modelos conceituais de hierarquia das perspectivas do BSC e de estudos em instituições de ensino superior no Brasil e no mundo. A partir de um modelo de BSC com três indicadores em cada perspectiva é feito um estudo de caso com diretores e coordenadores de uma IES privada e realizado uma análise descritiva e multivariada com análise de cluster. Os principais resultados apontam para uma diferente percepção dos gestores quanto à importância das diferentes perspectivas, com um maior grau de importância dado às perspectivas Aprendizagem e Crescimento e Processo do que a Cliente e Financeira. Em particular, a perspectiva financeira teve importância percebida significativamente menor que as outras perspectivas, o que revela uma inconsistência estratégica na gestão da IES em termos da percepção dos gestores sobre a hierarquia das perspectivaspor
dc.publisher.departmentEstratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operaçõespor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
Appears in Collections:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

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