Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGouvinhas, Reidson Pereirapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Luciana Nicáciopt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:52:55Z-
dc.date.available2014-12-09pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:52:55Z-
dc.date.issued2006-05-19pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Luciana Nicácio. Sucess factors in the development of new products in small companies: a case study in a manufacturer of equipments for vehicular natural gas. 2006. 92 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14980-
dc.description.abstractThis study presents itself as a contribution to the solidification of the Natural Gas industry, within the scope of the development of new products. The goal of this paper is to analyze the factors that lead to the success of new products through the evaluation of the activities done during the process of development of these products in the Natural Gas sector. To achieve this goal a case study was done in a small company of this segment. At first, as a basis for the study, a bibliographical research was done with books, theses, dissertations, monographies, publications in national and international periodicals, congress annals and publications in the internet related to the subject. Afterwards, a case study was done, aiming at the acquisition of further knowledge about the real process of development of products in a small company of the Natural Gas sector, allowing for the performance of the evaluation. The case study was done at Gas Project and Systems do Brasil, a company that works with the development of electronic equipment to the conversion of car engines to natural gas, through direct observations and interviews with the person responsible for the development and management of products. Through the evaluation of the process it was observed that the activities related to it are done in an informal way and some activities are considered unnecessary for their success. The results also suggest an emphasis in the technological activities, something that was not observed in the activities related to the market. The instruments used in this evaluation prove to be efficient to evaluate the process of development of new products in other companies, including those of different areas. Taking into account the relevance of the studied theme to the strengthening of the Natural Gas industry, it is necessary to do further complementary studieseng
dc.description.sponsorshippt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGás naturalpor
dc.subjectIndústria de gás naturalpor
dc.subjectDesenvolvimento de novos produtospor
dc.subjectGás naturalpor
dc.subjectMercadopor
dc.subjectNatural gaseng
dc.subjectNatural gas industryeng
dc.subjectDevelopment of new productseng
dc.subjectNatural gas marketeng
dc.titleFatores de sucesso no desenvolvimento de novos produtos em pequenas empresas: um estudo de caso em um fabricante de equipamentos para gás natural veicularpor
dc.title.alternativeSucess factors in the development of new products in small companies: a case study in a manufacturer of equipments for vehicular natural gaseng
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782470Y6por
dc.contributor.referees1Ramos, Rubens Eugênio Barretopt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6por
dc.contributor.referees2Lepikson, Herman Augustopt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797063Y5por
dc.description.resumoO presente estudo apresenta-se como uma contribuição à solidificação da Indústria de Gás Natural, no âmbito do desenvolvimento de novos produtos. O objetivo deste trabalho foi analisar os fatores que conduzem ao sucesso de novos produtos, através da avaliação das atividades realizadas durante o processo de desenvolvimento desses produtos, no setor de Gás Natural. Para atingir tal objetivo, foi realizado um estudo de caso em uma pequena empresa deste segmento. Para fundamentar o estudo, foi realizada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica em livros, teses, dissertações, monografias, artigos em periódicos nacionais e internacionais, anais de congressos, publicações disponíveis na internet, relacionadas ao tema de interesse. Posteriormente, foi realizado o estudo de caso visando obter um maior conhecimento sobre um processo real de desenvolvimento de produtos, em uma pequena empresa, no setor de Gás Natural, permitindo a realização da avaliação. O estudo de caso foi realizado na Gas Project & Systems do Brasil, empresa que atua no desenvolvimento de equipamentos eletrônicos para conversão automotiva em Gás Natural, a partir de observações e entrevistas com o responsável pelo gerenciamento e desenvolvimento de produtos. A empresa em estudo é a única do Nordeste a fabricar equipamentos que compõem o kit de conversão. Através da avaliação do processo foi observado que as atividades a ele relacionadas são realizadas de maneira informal e algumas delas são consideradas desnecessárias para o sucesso dos mesmos. Os resultados sugerem, também, uma ênfase nas atividades tecnológicas, o que não foi observado para as atividades ligadas ao mercado. Os instrumentos utilizados para esta avaliação mostram-se eficientes para avaliar o processo de desenvolvimento de novos produtos em outras empresas, inclusive de diferentes áreas. Diante da relevância do tema em estudo para o fortalecimento da Indústria de Gás Natural, faz-se necessária a realização de estudos posteriores que o complementempor
dc.publisher.departmentEstratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operaçõespor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucianaIS.pdf327,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.