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Title: Competição e regulamentação no transporte de passageiros: Um estúdio no transporte rodoviário intermunicipal
Other Titles: Competition and regulation in the transport of passangers: a study in road transport intercity
Authors: Dueñas, Miguel Alfredo Flores
Keywords: Transporte rodoviário;Natal (RN);Regulamentação;Transporte Coletivo;Estratégia competitiva;Road transport;Natal city (RN);Regulation;Collective transport;Competitive strategy
Issue Date: 19-May-2006
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: DUEÑAS, Miguel Alfredo Flores. Competition and regulation in the transport of passangers: a study in road transport intercity. 2006. 183 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Portuguese Abstract: O objetivo desta pesquisa é a verificação da competição no mercado intermunicipal, após a entrada de novos concorrentes (vans e microônibus) regulamentadas e ou clandestinas. Para verificação deste novo panorama efetuo-se uma pesquisa de caráter documental para o conhecimento da regulamentação e caráter exploratório do sistema Natal Região do Seridó, para assim nos familiarizar com sua problemática, bem como suas características, atratividades e desenvolvimento da região do Seridó, e seu elo com a Capital (Natal). Posteriormente, se realizou uma pesquisa exploratória descritiva do tipo survey com os passageiros para saber como estes estão sendo atendidos e sua satisfação em relação às empresas regulamentadas. Com os motoristas se efetuou um focus group, e com o pessoal do guichê uma pesquisa survey, visando conhecer as estratégias utilizadas pela única empresa de ônibus que atende a região do Seridó, a implantação destas e o reflexo do usuário. De acordo com a tipologia de Porter e suas estratégias genéricas, percebeu-se que a empresa de ônibus adotou a estratégia de liderança de preço para ser competitiva, aproveitando a sua melhor colocação no mercado, já as vans e os microônibus com sua limitada participação apostam numa estratégia de diferenciação no seu serviço, efetuando viagens mais rápidas e na estratégia de enfoque encontramos os serviços não regulamentares ganha no serviço ao gosto do usuário
Abstract: The objective of this research is the verification of the competition in the intecity market, after the entrance of new competitors (vans and microbus) regulated and clandestine. For verification of this new view was effected one research of documentary character for the knowledge of the regulation and exploratory character of the system Natal - territory of the Seridó, for thus in making will know this problematic, well as its characteristics, attractivenesses and development of the territory of the Seridó, and its link with the Capital (Natal). Later, through a descriptive exploratory research of the type survey with the passengers to know as these are being taken care and its satisfaction in relation to the regulated companies. With the drivers if focus effected one group, and with the staff of the of sale ticket a research survey, aiming at to know the strategies used for the only company of bus that takes care of the territory of the Seridó, the implantation of these and the consequence of the user. In accordance with the generic tipologia of Porter and its strategies, were perceived that the bus company adopted the strategy of price leadership being competitive, using to advantage its bigger space in the market, already vans and the microbuses with its limited participation bet in a strategy of "differentiation" in its service, effecting faster trips and in the strategy of "approach" we find the not regulated services earn the service to the taste of the user
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14997
Appears in Collections:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

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