Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/15015
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRamos, Rubens Eugênio Barretopt_BR
dc.contributor.authorCampos, Ronald Fábio de Paivapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:53:02Z-
dc.date.available2012-02-15pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:53:02Z-
dc.date.issued2008-11-03pt_BR
dc.identifier.citationCAMPOS, Ronald Fábio de Paiva. Modelling a balanced scorecard based performance indicators for higher education institution in Brazil: a study on private institutions. 2008. 85 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15015-
dc.description.abstractThis Master of Science Thesis deals with a BSC modeling for higher education institution focusing on private institution in the Brazilian context. It‟s accomplished a literature review in order to understand the BSC and its application to for profit and non for profit organizations and as a main result it is proposed a BSC conceptual model with a new perspective (Government) and a change in the hierarchy of the main BSC perspective equaling financial to customer/society. Taking the national higher education assessment system of Education Ministry indicators a model is deployed and the relations between the indicators are measured with the Pearson correlation coefficient. As a result a model emerges with sound relations of indicators but a improvement in the financial indicators is neededeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação de desempenhopor
dc.subjectIndicadores de desempenho institucionalpor
dc.subjectInstituições de Ensino Superior Privadaspor
dc.subjectBalanced scorecardeng
dc.subjectPerformance evaluationeng
dc.subjectIndicators of institutional performanceeng
dc.subjectBalanced Scorecardeng
dc.titleUma modelagem de indicadores de desempenho para instituições de ensino superior no Brasil na abordagem do balanced scorecard: um estudo com instituições privadaspor
dc.title.alternativeModelling a balanced scorecard based performance indicators for higher education institution in Brazil: a study on private institutionseng
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7671743112740266por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6por
dc.contributor.referees1Ramos, Anatália Saraiva Martinspt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2por
dc.contributor.referees2Araújo, Renato Samuel Barbosa dept_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8844681795357306por
dc.contributor.referees3Feitosa, Raymundo Juliano Regopt_BR
dc.contributor.referees3IDpor
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0418144922098686por
dc.contributor.referees4Figueirêdo, José Maria B.pt_BR
dc.contributor.referees4IDpor
dc.description.resumoEsta Tese investiga de modo exploratório uma modelagem dos indicadores de desempenho de Instituição de Ensino Superior (IES) privada usando a abordagem do Balanced Scorecard (BSC). É feita uma revisão dos modelos conceituais de hierarquia das perspectivas do BSC e proposta uma modelagem com uma nova perspectiva, Governo, dado o contexto do sistema de ensino superior no Brasil, e uma alteração na hierarquia, colocando Finanças e Cliente em um mesmo patamar. Usando indicadores do SINAES Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, é feita uma modelagem do BSC e testadas as relações teóricas de causa-efeito usando o coeficiente de correlação de Pearson. Da análise resultou um modelo de BSC para IES privadas que contém indicadores básicos explicativos que podem ser útil para a gestão do desempenho, tanto das IES privadas quanto do Sistema de Ensino Superior público. Um ponto de melhoria é a criação de indicadores financeiros mais apropriadospor
dc.publisher.departmentEstratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operaçõespor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
Appears in Collections:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RonaldFPC_DISSERT.pdf2,61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.