Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/15053
Title: Avaliação dos textos informativos em três embalagens de café
Other Titles: Cognitive aspects in labels: evaluation of the informative texts in three packings of coffee
Authors: Severo, Vânia Marisa Niederauer Flores
Keywords: Embalagem;Rótulo;Café;Informação;Packings;Labels;Coffee;Information
Issue Date: 19-May-2006
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SEVERO, Vânia Marisa Niederauer Flores. Cognitive aspects in labels: evaluation of the informative texts in three packings of coffee. 2006. 180 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Portuguese Abstract: O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma investigação sobre o nível de clareza dos textos informativos dos rótulos de embalagens de café torrado e moído, considerando os aspectos lingüísticos e ergonômicos presentes nos rótulos do produto. Lingüisticamente analisar se a linguagem utilizada nos rótulos é adequada para a compreensão das informações pelo consumidor, ainda expor como a lingüística preconiza a organização e estruturação dos textos a partir da classificação do gênero textual. Do ponto de vista da ergonomia a pesquisa pretende identificar a conformidade ergonômica presente nas informações dos rótulos das embalagens de café. Devido à evolução das atividades comerciais, a embalagem passou ao longo do tempo a acumular funções, transformando-se em um considerável veículo de comunicação, informação e sedução do seu público consumidor, por isso, a adoção de normas adequadas relativas às informações pode evitar que o consumidor desenvolva conceitos inadequados ou até mesmo empregue erroneamente um produto alimentício em sua dieta. A engenharia de produção considera importante a inserção de melhores práticas de produção e gestão do produto nas empresas, com vistas ao aumento de sua competitividade, compatibilizando as características ergonômicas do produto embalagem, com as necessidades do consumidor enquanto parte integrante do processo de desenvolvimento do produto. A pesquisa propõe, então, um roteiro para avaliação dos rótulos de embalagens, utilizando para isso um questionário com questões fechadas e uma aberta, aplicados em consumidores de café torrado e moído no momento da compra em quatro supermercados de Natal. Os principais resultados da investigação demonstram que os aspectos lingüísticos dos textos informativos foram considerados bons, enquanto os aspectos ergonômicos informacionais analisados podem vir a contribuir para uma melhoria visual das informações contidas nos rótulos das embalagens das marcas de café investigadas
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15053
Appears in Collections:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VaniaMNFS.pdf623.59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.