Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/15144
Title: Mapa de Conteúdos e Mapa de Dependências:Ferramentas Pedagógicas para uma Metodologia de Planejamento baseada em Objetivos Educacionais e sua Implementação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem
Authors: Lima, Rommel Wladimir de
Advisor: Fialho, Sérgio Vianna
Keywords: Educação a distância;Metodologia de planejamento;Avaliação da aprendizagem;Avaliação formativa;Taxionomia de bloom;Distance education;Planning methodology;Learning assessment;Formative assessment;Bloom s taxonomy
Issue Date: 1-Jun-2009
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, Rommel Wladimir de. Mapa de Conteúdos e Mapa de Dependências:Ferramentas Pedagógicas para uma Metodologia de Planejamento baseada em Objetivos Educacionais e sua Implementação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2009. 119 f. Tese (Doutorado em Automação e Sistemas; Engenharia de Computação; Telecomunicações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
Portuguese Abstract: Com a expansão da Educação a Distância, promovida principalmente pelos novos recursos tecnológicos, existe atualmente uma procura por ferramentas e metodologias que possibilitem trabalhar o ensino-aprendizagem, de acordo com teorias pedagógicas consolidadas e que possam ser inseridas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. O objetivo deste trabalho é apresentar uma metodologia de planejamento, baseada em teorias pedagógicas já comprovadas, e que contribua para a inserção da avaliação no processo de ensino-aprendizagem. Para isso foi realizada uma revisão da literatura para identificação dos conceitos pedagógicos necessários à definição da metodologia e utilizado um método descritivo no estabelecimento das relações existentes entre esses conceitos e a Educação a Distância. Como resultado desse processo, foram especificados e implementados o Mapa de Conteúdos e o Mapa de Dependências, duas ferramentas pedagógicas que promovem o planejamento de uma disciplina e possibilitam pensar a avaliação ainda nessa fase. Implementadas no Moodle, as ferramentas desenvolvidas foram testadas em uma disciplina a distância para observação, na prática, dos conceitos implementados. Com isso, foi possível verificar que a metodologia de planejamento proposta, através das ferramentas desenvolvidas, auxilia no planejamento da disciplina e no processo de avaliação do aluno, contribuindo para inserção da avaliação no processo de ensino-aprendizagem e colocando o aluno como elemento central desse processo
Abstract: Furthered mainly by new technologies, the expansion of distance education has created a demand for tools and methodologies to enhance teaching techniques based on proven pedagogical theories. Such methodologies must also be applied in the so-called Virtual Learning Environments. The aim of this work is to present a planning methodology based on known pedagogical theories which contributes to the incorporation of assessment in the process of teaching and learning. With this in mind, the pertinent literature was reviewed in order to identify the key pedagogical concepts needed to the definition of this methodology and a descriptive approach was used to establish current relations between this conceptual framework and distance education. As a result of this procedure, the Contents Map and the Dependence Map were specified and implemented, two teaching tools that promote the planning of a course by taking into account assessment still in this early stage. Inserted on Moodle, the developed tools were tested in a course of distance learning for practical observation of the involved concepts. It could be verified that the methodology proposed by the above-mentioned tools is in fact helpful in course planning and in strengthening educational assessment, placing the student as central element in the process of teaching and learning
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15144
Appears in Collections:PPGEE - Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RommelWL_TESE.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.