Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/15261
Título: Desenvolvimento e avaliação de controladores preditivos baseados em modelos biliares
Título(s) alternativo(s): Development and Evaluation of Predictive Controllers Based on Bilinear Models
Autor(es): Fontes, Adhemar de Barros
Orientador: Maitelli, André Laurindo
Palavras-chave: Engenharia Elétrica;Controlador preditivo;Modelo biliar
Data do documento: 19-Mai-2006
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FONTES, Adhemar de Barros. Development and Evaluation of Predictive Controllers Based on Bilinear Models. 2006. 187 f. Tese (Doutorado em Automação e Sistemas; Engenharia de Computação; Telecomunicações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Resumo: O presente trabalho trata do desenvolvimento e avaliação de controladores preditivos baseados em modelos bilineares. Como caso particular da técnica de controle preditivo baseado em sistemas não lineares, estes têm despertado grande interesse, uma vez que apresentam a vantagem de ser mais simples que o não linear em geral e mais representativo que o linear. A obtenção de uma lei de controle explícita, que minimize um critério quadrático sujeito a um modelo bilinear, é um problema de otimização não-linear, e uma solução analítica para o problema não pode ser obtida. Em essência, existem dois métodos representativos adotados na solução de controle preditivo não linear. Um dos métodos, aqui adotado, utiliza o modelo "quasilinear por degrau de tempo" no desenvolvimento do controlador preditivo baseado no Controlador Preditivo Generalizado. A principal contribuição apresentada nesta tese é o desenvolvimento de uma nova abordagem para o controlador preditivo generalizado, baseado em sistemas bilineares, utilizando o modelo quasilinear por degrau de tempo compensado mono e multivariável. Nesta nova abordagem, um termo de compensação é adicionado ao modelo quasilinear por degrau de tempo objetivando diminuir o erro de predição e conseqüentemente melhorar o desempenho do controlador
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15261
Aparece nas coleções:PPGEE - Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdhemarBF.pdf820,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.