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dc.contributor.advisorGonçalves, Luiz Marcos Garciapt_BR
dc.contributor.authorSá, Sarah Thomaz de Limapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:56:15Z-
dc.date.available2014-02-20pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:56:15Z-
dc.date.issued2013-07-25pt_BR
dc.identifier.citationSÁ, Sarah Thomaz de Lima. Ambiente de desenvolvimentoweb multiplataforma configurável para robótica educacional. 2013. 83 f. Dissertação (Mestrado em Automação e Sistemas; Engenharia de Computação; Telecomunicações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15484-
dc.description.abstractWe propose an online configurable multiplatform development environment specifically developed for educational robotics applications. The environment, which appears as an extension of RoboEduc software, allows the programming of several programmable robots to be performed using the R-Educ language. We make it possible for the user to program in the language R-Educ and then translate the code to a language previously registered, compiled and then sent or executed by the robot. To develop this work, we conducted a bibliographic research about the main programming languages used in robotics, as well as their definitions and paradigms, from which it was possible to define a set of patterns considered important for the creation of this environment. Then, in the software development phase, we implemented the development environment, bearing in mind the requirements and functionality defined in the design phase. Finally, to validate the platform, we conducted some trials of programming languages and verificate if the complete cycle was satisfied - registration of language, programming in R-Educ, compilation for the registered language, compilation to the machine code and send the code for the roboteng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAmbiente de desenvolvimento. Robótica educacional. Onlinepor
dc.subjectDevelopment environment. Educational robotics. Onlineeng
dc.titleAmbiente de desenvolvimentoweb multiplataforma configurável para robótica educacionalpor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0749958626098562por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1562357566810393por
dc.contributor.referees1Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeirospt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8670475877813913por
dc.contributor.referees2Aroca, Rafael Vidalpt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9262228584082064por
dc.contributor.referees3França, Felipe Maia Galvãopt_BR
dc.contributor.referees3IDpor
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1097952760431187por
dc.description.resumoPropomos um ambiente de desenvolvimento online multiplataforma configurável, desenvolvido especificamente para aplicações de robótica educacional. O ambiente, que surge como uma extensão do software RoboEduc, possibilita que a programação de diversos robôs programáveis possa ser realizada utilizando a linguagem R-Educ. Tornamos possível que o usuário programe na linguagem R-Educ e que o seu código seja traduzido para uma linguagem cadastrada anteriormente, compilado e em seguida enviado e/ou executado pelo robô. Para o desenvolvimento deste trabalho, realizamos inicialmente uma pesquisa bibliográfica acerca das principais linguagens de programação utilizadas em robótica, bem como suas definições e paradigmas, a partir da qual foi possível definir um conjunto de padrões considerados importantes para a criação deste ambiente. Em seguida, na fase de desenvolvimento de software, foi implementado o ambiente de desenvolvimento, levando em consideração os requisitos e funcionalidades definidos na fase de projeto. Por fim, para validar a plataforma, realizamos cadastros de algumas linguagens de programação e verificamos se o ciclo completo foi satisfeito - cadastro de linguagem, programação em R-Educ, compilação para a linguagem cadastrada, compilação para o código de máquina e envio do código para o robôpor
dc.publisher.departmentAutomação e Sistemas; Engenharia de Computação; Telecomunicaçõespor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
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