Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/15612
Título: Viabilidade de utilização de um compósito a partir de resíduos para a construção de casas populares
Autor(es): Gomes, íverton Rodrigo Barbosa
Orientador: Souza, Luiz Guilherme Meira de
Palavras-chave: Compósitos poliméricos;Construção civil;Casas populares;Conforto térmico
Data do documento: 9-Abr-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: GOMES, íverton Rodrigo Barbosa. Viabilidade de utilização de um compósito a partir de resíduos para a construção de casas populares. 2010. 116 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Materiais; Projetos Mecânicos; Termociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: Construiu-se uma unidade habitacional utilizando um compósito constituído de gesso, EPS, borracha triturada, areia e água e foram realizados estudos de conforto térmico e de materiais. Utilizou-se uma técnica de construção conhecida como lançamento in loco, onde o material compósito é colocado em um molde e após alguns minutos, o material já se encontrava curado. No interior do molde foram colocadas garrafas PET com o intuito de se obter resistência térmica e mecânica nas paredes construídas, como também dar-lhe um fim ecologicamente correto, tendo em vista que tais garrafas ocupam grande espaço em aterros sanitários e necessitam de décadas para serem degradadas quando lançadas ao meio ambiente. Os experimentos térmicos demonstraram o conforto proporcionado pelo compósito a partir da diferença de temperatura entre as superfícies internas e externas nas paredes, sendo alcançados níveis de até 11,4°C e do ar no interior da construção, em torno de 30,0 ºC ficando dentro da zona de conforto térmico para países de clima quente. Demonstrou-se também a apropriada resistência mecânica de tal compósito para paredes de fechamento. A utilização do compósito proposto pode contribuir para a diminuição do extremo déficit habitacional do nosso país, produzindo residências populares a baixo custo e com pequeno tempo de obra
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15612
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado em Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Iverton_DISSERT.pdf4,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.