Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/15648
Title: Análise de confiabilidade de uma bomba centrífuga: aplicação na injeção de água para recuperação de petróleo
Authors: Santos, Júlio César dos
Keywords: Bomba centrífuga;Confiabilidade;Manutenção.;Centrifugal pump;Reliability;Maintenance.
Issue Date: 17-Sep-2011
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Júlio César dos. Análise de confiabilidade de uma bomba centrífuga: aplicação na injeção de água para recuperação de petróleo. 2011. 178 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Materiais; Projetos Mecânicos; Termociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Portuguese Abstract: A necessidade da indústria do petróleo de produzir com o máximo de eficiência, sem esquecer os aspectos de segurança e meio ambiente, incentiva a otimização dos processos produtivos, faz com que se busque atingir um nível de excelência na aquisição de equipamentos, garantindo a qualidade sem prejuízo da segurança de instalações e de pessoas. Conhecer a confiabilidade de um equipamento e o que esta representa para um sistema é de fundamental importância à estratégia de produção quando se visa o máximo de retorno sobre o capital investido. As técnicas de análise de confiabilidade vêm sendo cada vez mais aplicadas na indústria como uma ferramenta estratégica para a predição da probabilidade de falhas e a garantia da integridade dos processos. Alguns fundamentos e teorias na área de confiabilidade embasam as decisões de se utilizar cálculos estocásticos na estimativa de falhas de equipamentos. Esta dissertação propõe o uso de duas técnicas capazes de associar aspectos qualitativos (através de informações coletadas no campo com a opinião de especialistas) e quantitativos (provenientes de bancos de dados de registros de falhas elaborados por empresas do segmento petrolífero do mar do norte Europeu, mais conhecidos como Oreda). Este trabalho trata do uso dessas duas técnicas aplicadas em uma bomba centrífuga, cujo sistema de injeção de água produzida ocorre em dois cenários possíveis de operação : com manutenção e sem manutenção. Os dados obtidos nas avaliações foram processados em software comercial de confiabilidade. Com o resultado desse hibridismo, foi possível determinar o ciclo de vida da Bomba Centrífuga e sua disponibilidade nesse período e qual será o impacto na produção caso este venha a falhar. O uso dessa técnica permitirá orientar qual a melhor política de manutenção ferramenta importante para a tomada de decisões estratégicas na gestão do ativo.
Abstract: The oil industry`s need to produce with maximum efficiency, not to mention the safety and the environment aspects, encourages the optimization of processes. It makes them look for a level of excellence in acquisition of equipment, ensuring the quality without prejudice security of facilities and peoples. Knowing the reliability of equipment and that this stands for a system is fundamental to the production strategy to seeks the maximum return on investment. The reliability analysis techniques have been increasingly applied in the industry as strategy for predicting failures likelihood ensuring the integrity of processes. Some reliability theories underlie the decisions to use stochastic calculations to estimate equipment failure. This dissertation proposes two techniques associating qualitative (through expertise opinion) and quantitative data (European North Sea oil companies fault database, Ored) applied on centrifugal pump to water injection system for secondary oil recovery on two scenarios. The data were processed in reliability commercial software. As a result of hybridization, it was possible to determine the pump life cycle and what impact on production if it fails. The technique guides the best maintenance policy - important tool for strategic decisions on asset management.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15648
Appears in Collections:PPGEM - Mestrado em Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JulioCS_DISSERT.pdf3,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.