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Título: Caracterização do comportamento geotécnico de mistura de resíduo de pneus e solo laterítico
Autor(es): Franco, Karísia Larice Bezerra
Orientador: Costa, Yuri Daniel Jatobá
Palavras-chave: Resíduo de pneus;Solo laterítico;Aterro;Resistência ao cisalhamento;Permeabilidade;Compressão confinada.;Waste tires;Lateritic soil;Embankment;Shear strength;Permeability;Confined compression.
Data do documento: 27-Jan-2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FRANCO, Karísia Larice Bezerra. Caracterização do comportamento geotécnico de mistura de resíduo de pneus e solo laterítico. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Saneamento Ambiental; Meio Ambiente; Recursos Hídricos e Hidráulica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: Dentre as alternativas tecnológicas para a destinação correta de pneus está o uso na construção de aterros de misturas de solo e resíduo de pneus triturados. A utilização de resíduo de pneus em solos tropicais requer o conhecimento prévio das propriedades e limitações desses materiais. Nesta dissertação, apresentam-se os resultados de um programa experimental para caracterização de misturas de resíduo de pneus em um solo laterítico. O resíduo utilizado neste estudo é classificado como desbastes de pneus, com tamanho médio de 1,4 mm. O programa laboratorial incluiu ensaios de análise granulométrica, limites de consistência, compactação, cisalhamento direto, permeabilidade e compressão confinada com as misturas de solo resíduos de pneus. Foram utilizadas proporções de 0% (solo puro), 10%, 20%, 40%, 50% e 100% (resíduo puro) em peso. Para os níveis de tensão confinantes utilizados no estudo, a presença do resíduo de pneu proporcionou um aumento considerável da resistência ao cisalhamento da mistura. A máxima resistência ao cisalhamento foi obtida para um teor de resíduo de 40% em peso. Os ensaios de permeabilidade em amostras de resíduos sob uma tensão confinante de 100 kPa revelaram que a permeabilidade cresce significativamente com o aumento do teor de resíduo até um teor de 20%, estabilizando-se em seguida. Os ensaios de compressão confinada evidenciaram que o solo misturado ao resíduo de pneus torna-se mais compressível que o solo puro. O estudo demonstra que o módulo de compressão confinada secante (Msec) para uma mesma tensão vertical diminui com o aumento da porcentagem de resíduo.
Abstract: A technological alternative for the correct disposal of tires is the use in the construction of embankment with soil and shredded tires. The use of waste tires in tropical soils requires prior knowledge of the properties and limitations of these materials. In this work, the results of an experimental program was devised to characterize the behavior of mixtures of waste tires and a lateritic soil. The residue used in this study is classified as tire buffings with an average size of 1.4 mm. The laboratory program included testing of particle size analysis, Atterberg limits, compaction, direct shear tests, permeability and confined compression tests with pure soil, pure tire and the mixtures. Proportions of 0% (pure soil), 10%, 20%, 40%, 50 % and 100% (pure tire) by weight were used. For the confining stress levels used in the study, the presence of tire residue provided a considerable increase in shear strength of the mixture. The maximum shear strength was obtained for a residue content of 40% by weight. Permeability tests on samples of waste under a confining stress of 100 kPa showed that the permeability increases significantly with increasing residue content until a residue content of 20%. The increase in permeability after that value showed to be negligible. Confined compression tests showed that the soil mixed with tire residue becomes more compressible than the pure soil. The secant constrained modulus (Msec) for the same vertical stress decreases with increasing percentage of residue.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15988
Aparece nas coleções:PPGESA - Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental

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