Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16035
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarreto, Ciclamio Leitept_BR
dc.contributor.authorSilva Júnior, Walter Romero Ramos ept_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:04:49Z-
dc.date.available2008-02-25pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:04:49Z-
dc.date.issued2007-04-27pt_BR
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Walter Romero Ramos e. Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16035-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectPlanejamento escolarpor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectUso de textos em sala da aulapor
dc.titleDesenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médiopor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1253907002798881por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2532760140534053por
dc.contributor.referees1Jafelice, Luiz Carlospt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0534005706835545por
dc.contributor.referees2Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbregapt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6266838424159082por
dc.description.resumoNeste trabalho de mestrado, detemos nossa pesquisa na elaboração e implementação de planos de aula, que pudessem contribuir para estimular a participação e o interesse dos alunos nas aulas de física. Utilizamos como principal recurso didático, textos provenientes da Internet, que proporcionasse aos estudantes acesso a leitura envolvendo conteúdos científicos, tentando amenizar a falta de qualquer forma de material didático de ciências para os alunos. Pudemos constatar também, deficiências por parte dos educandos, em atividades que envolviam leitura e interpretação de textos, o que nos preocupou bastante enquanto educador e nos motivou a provocar mudanças neste quadro. As atividades aqui propostas foram elaboradas e aplicadas numa turma do segundo ano do nível médio, atendendo conteúdos de física térmica mas com um enfoque interdisciplinar. Cada plano de aula proporcionou participação ativa de cada estudante, seja na realização de tarefas solicitadas ou na participação de discussões em sala de aula. Os resultados mais expressivos desta pesquisa foram aumento na participação dos alunos nas atividades fora e dentro da classe e uma mudança na forma de pensar e elaborar soluções para determinados problemaspor
dc.publisher.departmentEnsino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WalterRRSJ.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.