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dc.contributor.advisorMendes, Iran Abreupt_BR
dc.contributor.authorBezerra, Odenise Mariapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:04:50Z-
dc.date.available2008-10-06pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:04:50Z-
dc.date.issued2008-02-26pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Odenise Maria. Investigação histórica nas aulas de matemática: avaliação de duas experiências. 2008. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16041-
dc.description.abstractThis study reflects on some procedural aspects about the development of mathematics learning from the experience with investigative activities concerning the resolution of second degree equation, which was tested a proposal for education, supported the use of texts in history of mathematics. The survey was conducted in two stages, taking the first-served basis for the second, which was carried out with a study group remainder of the first experiment. The intention was to investigate how the group participant, known as the study group, involved in the implementation of activities of research in mathematics, supported the use of the history of mathematics. Based on the results achieved during the study, it was possible to understand that the activities of research enable the development of students, range of learning mathematics and the development of skills and expertise for research as a vehicle for construction of their mathematical knowledge. This approach proposed research into the classroom is important, both for prospective teachers of mathematics and for students from elementary school, bringing a new phase for mathematical education that will come to schoolseng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInvestigação Matemáticapor
dc.subjectAtividades de Investigaçãopor
dc.subjectHistória da Matemáticapor
dc.subjectEquação do 2º graupor
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapor
dc.subjectMathematics Researcheng
dc.subjectActivities of Researcheng
dc.subjectHistory of Mathematicseng
dc.subjectEquation 2 of the degreeeng
dc.subjectDegree in Mathematicseng
dc.titleInvestigação histórica nas aulas de matemática: avaliação de duas experiênciaspor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7348912971163164por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8por
dc.contributor.referees1Mafra, José Ricardo e Souzapt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736119A6por
dc.contributor.referees2Faria, Paulo Cezar dept_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3630521378837174por
dc.description.resumoO presente estudo reflete sobre alguns aspectos processuais acerca do desenvolvimento da aprendizagem matemática a partir da experiência com atividades investigativas, acerca da resolução de equação do 2º grau, na qual foi testada uma proposta de ensino, apoiada no uso de textos em história da matemática. A pesquisa foi realizada em duas etapas, tendo a primeira servido de base para a segunda, a qual foi realizada com um grupo de estudo remanescente da primeira experiência. A intenção foi investigar como o grupo participante, denominado como grupo de estudo, envolveu-se na realização de atividades de investigação em matemática, apoiada no uso da história da matemática. Com base nos resultados alcançados no decorrer do estudo, foi possível compreender que as atividades de investigação possibilitam o desenvolvimento dos alunos, alcance de aprendizagem matemática e o desenvolvimento de habilidades e competências para a investigação como veículo de construção do seu conhecimento matemático. Essa proposta de abordagem investigativa para a sala de aula é importante, tanto para futuros professores de matemática quanto para estudantes de ensino fundamental e implicará numa nova fase para a educação matemática que chegará às escolaspor
dc.publisher.departmentEnsino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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