Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Andre Ferrer Pintopt_BR
dc.contributor.authorSouza, José de Arimater dept_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:04:51Z-
dc.date.available2009-03-09pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:04:51Z-
dc.date.issued2008-07-31pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, José de Arimater de. Uma abordagem histórica para o ensino do princípio da inércia. 2008. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16049-
dc.description.abstractPlaced in the field of Didactic of Science, this paper proposes an approach to the introduction of the History of Science in science education, at high school level. It was designed and implemented a series of activities regarding the history of the Principle of Inertia. The aim of this approach was to give more meaning to scientific education, while opening new avenues for a better understanding of the processes of construction of scientific knowledge. The preparation of the activities involved a study of the historical development of the concept of motion, from the Aristotelian physics through physical movement concepts at medieval period, from Galileo, Gassendi, Descartes, until the first law of Newton. The strategy of teaching was applied to three classes of high school (night period) of a state public school at the city of Natal (RN). The results indicated the difficulty of overcoming alternative conceptions about movement by students. Nevertheless, we consider that the implementation of this strategy of teaching both represented gains for the learning of students, and contributed to the resizing of pedagogical practices of the teacher-researchereng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrincípio da inérciapor
dc.subjectHistória da ciênciapor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectPrinciple of inertiaeng
dc.subjectHistory of scienceeng
dc.subjectScience educationeng
dc.titleUma abordagem histórica para o ensino do princípio da inérciapor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3960119402255629por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2557880242678680por
dc.contributor.referees1Borba, Gilvan Luizpt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0043059721601657por
dc.contributor.referees2Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbregapt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6266838424159082por
dc.description.resumoInserido no campo da Didática das Ciências, este trabalho propõe uma abordagem para a introdução da História da Ciência no ensino científico, em nível médio. Foi elaborada e aplicada uma seqüência de atividades contemplando a história do Princípio da Inércia. Procurou-se, com tal abordagem, dar mais significado ao ensino científico e, ao mesmo tempo, abrir novas vias para uma melhor compreensão dos processos de construção do conhecimento científico. A preparação das atividades envolveu um estudo do desenvolvimento histórico do conceito de movimento, desde a física aristotélica, passando pela física do movimento medieval, por Galileu, Gassendi, Descartes, até alcançar a primeira lei de Newton. A estratégia de ensino foi aplicada a três turmas do ensino médio noturno de uma escola da rede pública estadual da cidade de Natal (RN). A análise dos resultados indicou a dificuldade de superação de concepções alternativas acerca de movimento pelos estudantes. Apesar disso, avaliamos que a aplicação dessa estratégia de ensino tanto representou ganhos para a aprendizagem dos estudantes, como contribuiu para o redimensionamento da prática pedagógica do professor-pesquisadorpor
dc.publisher.departmentEnsino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoseAS.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.