Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16052
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barreto, Ciclamio Leite | pt_BR |
dc.contributor.author | Albuquerque, Dener da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-17T15:04:52Z | - |
dc.date.available | 2009-03-28 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-12-17T15:04:52Z | - |
dc.date.issued | 2008-12-29 | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Dener da Silva. Uma proposta para o ensino de eletromagnetismo no nível médio. 2008. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16052 | - |
dc.description.abstract | This paper aims at building a proposal for teaching of electromagnetism in the secondary level in the state public school in Natal, RN, encompassing at the most possible comprehensive manner the fundamental aspects of electromagnetism. The methodology employed here is prioritize physical concepts rather than instruments (such as the mathematics), which should have the connotation of just tools, or of aids in the context of physics teaching in the referred teaching level. The proposal is to give teachers a consultation resource, from differentiated lesson plans, which have as main focus activities based primarily in texts and active participation of students in the teaching- learning process and the implementation of the PCN+ proposals (BRAZIL, 2000), which suggest alternative ways to make the practice in the classroom more exciting, targeting a significant teaching-learning process for both the teacher and the student. This material was applied during the 3rd and 4th term (i.e., bimester) throughout the school year of 2007, in the State School Teacher Varela Barca in two classes (3V1 and 3V2) of 3rd grade of secondary level. As evaluation of the implementation of this proposal one can cite that students were more secure when to apply the concepts, when conducting the experiments, and less anxious when formal evaluation of the evidence, showing greater motivation when presented to electromagnetism contextualized in their everyday situations. The product of this educational work includes, besides the dissertation, the lesson plans, itineraries and experimental assessment of the instruments used (Annex E to I) | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de eletromagnetismo | por |
dc.subject | Planos de aula | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Teaching of electromagnetism | eng |
dc.subject | Lesson plans | eng |
dc.subject | Significant learning | eng |
dc.title | Uma proposta para o ensino de eletromagnetismo no nível médio | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFRN | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | por |
dc.contributor.authorID | por | |
dc.contributor.advisorID | por | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2532760140534053 | por |
dc.contributor.referees1 | Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega | pt_BR |
dc.contributor.referees1ID | por | |
dc.contributor.referees1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6266838424159082 | por |
dc.contributor.referees2 | Martins, Andre Ferrer Pinto | pt_BR |
dc.contributor.referees2ID | por | |
dc.contributor.referees2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2557880242678680 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo a construção de uma proposta de ensino de eletromagnetismo, no nível médio da escola pública estadual em Natal, RN, que contemple do modo mais abrangente possível, seus aspectos mais fundamentais. A metodologia empregada visa priorizar conceitos físicos em relação a instrumentos (como, por exemplo, a matemática), que devem ter a conotação apenas de ferramentas, ou de coadjuvantes, no contexto do ensino de física no nível médio. A referida proposta proporciona planos de aula diferenciados e roteiros experimentais, que apresentam um trabalho baseado, principalmente, em textos e participação ativa dos estudantes no processo de ensino- aprendizagem, bem como na implementação das propostas dos PCN+ (BRASIL, 2000), que sugerem formas alternativas para tornar a prática em sala de aula mais empolgante e prazerosa, direcionada a um processo ensino-aprendizagem significativo, tanto para o professor quanto para o aluno. Este material foi aplicado no final do 3° bimestre e em todo 4° bimestre do ano letivo de 2007, na Escola Estadual Professor Varela Barca em duas turmas (3V1 e 3V2) da 3ª serie do ensino médio. Como avaliação da aplicação dessa proposta pode-se citar que os alunos mostraram-se mais seguros no momento de aplicar os conceitos, quando da realização dos experimentos, e menos ansiosos no momento formal da prova avaliativa, demonstrando uma maior motivação quando apresentados ao eletromagnetismo contextualizado em situações do seu dia-a-dia. O produto educacional deste trabalho compreende, além desta dissertação, os planos de aula, roteiros experimentais e os instrumentos de avaliação utilizados (Anexos E a I) | por |
dc.publisher.department | Ensino de Ciências Naturais e Matemática | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | por |
Aparece nas coleções: | PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DenerSA.pdf | 3,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.