Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16052
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarreto, Ciclamio Leitept_BR
dc.contributor.authorAlbuquerque, Dener da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:04:52Z-
dc.date.available2009-03-28pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:04:52Z-
dc.date.issued2008-12-29pt_BR
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Dener da Silva. Uma proposta para o ensino de eletromagnetismo no nível médio. 2008. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16052-
dc.description.abstractThis paper aims at building a proposal for teaching of electromagnetism in the secondary level in the state public school in Natal, RN, encompassing at the most possible comprehensive manner the fundamental aspects of electromagnetism. The methodology employed here is prioritize physical concepts rather than instruments (such as the mathematics), which should have the connotation of just tools, or of aids in the context of physics teaching in the referred teaching level. The proposal is to give teachers a consultation resource, from differentiated lesson plans, which have as main focus activities based primarily in texts and active participation of students in the teaching- learning process and the implementation of the PCN+ proposals (BRAZIL, 2000), which suggest alternative ways to make the practice in the classroom more exciting, targeting a significant teaching-learning process for both the teacher and the student. This material was applied during the 3rd and 4th term (i.e., bimester) throughout the school year of 2007, in the State School Teacher Varela Barca in two classes (3V1 and 3V2) of 3rd grade of secondary level. As evaluation of the implementation of this proposal one can cite that students were more secure when to apply the concepts, when conducting the experiments, and less anxious when formal evaluation of the evidence, showing greater motivation when presented to electromagnetism contextualized in their everyday situations. The product of this educational work includes, besides the dissertation, the lesson plans, itineraries and experimental assessment of the instruments used (Annex E to I)eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de eletromagnetismopor
dc.subjectPlanos de aulapor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectTeaching of electromagnetismeng
dc.subjectLesson planseng
dc.subjectSignificant learningeng
dc.titleUma proposta para o ensino de eletromagnetismo no nível médiopor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2532760140534053por
dc.contributor.referees1Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbregapt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6266838424159082por
dc.contributor.referees2Martins, Andre Ferrer Pintopt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2557880242678680por
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo a construção de uma proposta de ensino de eletromagnetismo, no nível médio da escola pública estadual em Natal, RN, que contemple do modo mais abrangente possível, seus aspectos mais fundamentais. A metodologia empregada visa priorizar conceitos físicos em relação a instrumentos (como, por exemplo, a matemática), que devem ter a conotação apenas de ferramentas, ou de coadjuvantes, no contexto do ensino de física no nível médio. A referida proposta proporciona planos de aula diferenciados e roteiros experimentais, que apresentam um trabalho baseado, principalmente, em textos e participação ativa dos estudantes no processo de ensino- aprendizagem, bem como na implementação das propostas dos PCN+ (BRASIL, 2000), que sugerem formas alternativas para tornar a prática em sala de aula mais empolgante e prazerosa, direcionada a um processo ensino-aprendizagem significativo, tanto para o professor quanto para o aluno. Este material foi aplicado no final do 3° bimestre e em todo 4° bimestre do ano letivo de 2007, na Escola Estadual Professor Varela Barca em duas turmas (3V1 e 3V2) da 3ª serie do ensino médio. Como avaliação da aplicação dessa proposta pode-se citar que os alunos mostraram-se mais seguros no momento de aplicar os conceitos, quando da realização dos experimentos, e menos ansiosos no momento formal da prova avaliativa, demonstrando uma maior motivação quando apresentados ao eletromagnetismo contextualizado em situações do seu dia-a-dia. O produto educacional deste trabalho compreende, além desta dissertação, os planos de aula, roteiros experimentais e os instrumentos de avaliação utilizados (Anexos E a I)por
dc.publisher.departmentEnsino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DenerSA.pdf3,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.